Wiki Batman
Advertisement

Barbara "Barb" Gordon é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Doutorada em biblioteconomia, a filha do Comissário Gordon é mais conhecida como a icônica Batgirl (1967-1988), uma combatente do crime que depois do incidente na clássica A Piada Mortal assumiu uma função mais tecnológica com o codinome Oráculo (em inglês, Oracle. 1988 até 2011), uma hacker extremamente bem informada que passou a ajudar todos os heróis do Universo DC, em especial Batman e seus aliados de Gotham City. A partir dos Os Novos 52, Barbara voltou a andar e a ser Batgirl.

Histórico[]

Batgirl[]

A bibliotecária Barbara Gordon estreou nos quadrinhos em Detective Comics #359 (1967) como filha do Comissário de Polícia da cidade de Gotham City, James Gordon. Em suas aventuras originais durante a Era de Prata, Batgirl era uma alegre e inexperiente versão feminina de Batman. Depois de várias aparições como coadjuvante em Batman, ela recebeu a sua própria tira em Detective Comics. Isso permitiu que a ela deixasse de ser uma tímida versão de Barbara Gordon e, rapidamente, passasse a ser uma personagem mais moderna e confiante, a qual os amigos passaram a chamar de “Babs”. Desprovida de seus óculos e seus “coques”, Barbara começou a ter uma série de encontros, o que viria a ser uma sucessão de namorados, sendo os mais populares: Jason Bard, veterano da guerra do Vietnã (que mais tarde virou investigador particular) e Dick Grayson, nessa época ainda usando o manto de Robin.

Barbara provou ser bastante popular quando seus leitores passaram a mandar pedidos para que fizesse mais participações especiais em outros títulos. Além de aparecer várias vezes em Batman e Detective Comics, Batgirl participou também de World's Finest Comics, onde veio a encontrar Superman, Supergirl, Bat-Mirim e Mxyzptlk, pela primeira vez. Ela também lutou ao lado da Liga da Justiça contra a vilã Abelha Rainha. Babs encontrou Supergirl novamente em Adventure Comics #381, quando as duas heroínas investigaram separadamente um grupo criminoso formado por mulheres.

Batgirl nos anos 70 e 80[]

Suas histórias eram publicadas esporadicamente em Detective Comics até a metade dos anos 70. Durante esse tempo, Barbara revelou sua identidade secreta para seu pai (que já tinha descoberto isso por conta própria). Os dois concorreram e venceram as eleições para a Câmara dos Deputados dos EUA. Eles se mudaram para Washington e ela planejou largar sua carreira de Batgirl.

Os fãs e o editor Julius Schwartz não queiram que ela se fosse e, por isso, Batgirl retornou em Superman #268, onde Barbara Gordon teve um encontro às cegas com Clark Kent, estabelecendo uma amizade entre eles e também permitindo que Batgirl lutasse ao lado do Superman, posteriormente. Eles atuaram juntos novamente em Superman #279 e em DC Comics Presents #19. Em Superman Family #171, Babs atuou novamente com Supergirl, personagem a qual Barbara passou a ser muito ligada.

Batman Family[]

Em 1975 a DC Comics criou a revista Batman Family, que só durou 20 edições. Batgirl foi uma das estrelas da revista, onde freqüentemente atuava com Robin. Nesse período, surgiu a grande amizade entre Dick e Barbara. Por isso, logo em seguida, eles revelaram suas identidades um ao outro.

Barbara conheceu a Batwoman em Batman Family #10, quando a super-heroína retornou a sua carreira no combate ao crime. A dupla enfrentou o Mariposa Assassina e o Cavaleiro. Mais tarde, as duas revelaram suas identidades secretas, tornando-se amigas um tempo depois. Além disso, atuaram mais duas vezes em Batman Family e foram companheiras de equipe nos Combatentes da Liberdade.

Na edição 17, Barbara conhece Helena Wayne, a Caçadora da Terra 2.

Quando a revista acabou, seu conceito uniu-se ao de Detective Comics, começando com a edição #481 (1979), onde Batgirl continuou suas aventuras. Mesmo depois que o conceito Batman Family deixou Detective Comics, Batgirl continuou como atração secundária até a edição #519 (1982). Durante esses anos, ela retornou a Gotham e retomou seu emprego, enquanto combatia vários criminosos menores. Supergirl visitou Gotham nesse período e, novamente, as duas atuaram juntas em uma aventura. Um tempo depois, Barbara ficou gravemente ferida ao levar um tiro de Cormorant em uma de suas aventuras, resultando numa crise de fé e uma outra pausa na carreira de vigilante mascarada. Mas, depois de uma conversa com Batman, ela voltou à ativa, capturando o vilão que quase lhe tirou a vida.

Depois do ocorrido, retornou à sua vida de Batgirl. Porém, cada vez mais Barbara sentia-se inútil em mundo repleto de heróis e vilões superpoderosos. Ela expressou essas dúvidas à Supergirl durante a Crise nas Infinitas Terras, repetindo sua dúvida durante o enterro de sua amiga, no fim da Crise. Finalmente, após capturar Cormorant novamente em Batgirl Special #1 (1988), Barbara retirou-se de sua vida de vigilante mascarada, vindo a atuar ocasionalmente em situações especiais.

Crise nas Infinitas Terras[]

A Crise nas Infinitas Terras mudou a continuidade do Universo DC de várias maneiras.

Na nova continuidade, Barbara passou a ser a filha de Roger e Thelma Gordon e sobrinha de Jim Gordon. Quando seus pais morreram, Barbara, ainda pré-adolescente, mudou-se de Chicago para Gotham City, para viver com seu tio Jim, sua tia Barbara e o filho do casal, James. Antes da Crise, a Barbara parecia ser mais velha que o Dick Grayson, mas depois os dois passam a ter a mesma idade. Há alguns anos, entretanto, em Batman: Gotham Knigts #06, Barbara descobriu que Jim Gordon teve um caso com sua mãe, antes de ela casar-se com Roger e, por isso, há uma grande chance de Jim ser o pai biológico de Barbara (embora ele não saiba disso). Além disso, nessa nova versão, a Dupla Dinâmica teve um papel mais significativo em seu treinamento. Na mini-série em nove partes chamada Batgirl: Ano Um é mostrado uma parte desse treinamento e mais alguns detalhes que foram acrescentados à cronologia da personagem. A única menção ao tempo em que Barbara foi Deputada na fase Pré-Crise, foi em uma aparição especial em Rapina e Columba #22-#24 (1991) e, desde então, nunca mais comentou-se nada a respeito.

A Supergirl Pós-Crise não aterrissou na Terra até Barbara já estar estabelecida como Oráculo. Além disso, Barbara e Dick Grayson foram namorados por algum tempo, no passado. Barbara também se envolveu com Jason Bard, que agora não era mais um veterano da guerra do Vietnã, mas sim um ex-policial e, atualmente, investigador particular.

Oráculo[]

Em Batman: A Piada Mortal (graphic novel escrita por Alan Moore), Coringa põe em prática um plano que, segundo ele, deixaria James Gordon louco. A ideia era provar que até o cidadão mais equilibrado é capaz de enlouquecer. Parte do plano consistia em atirar em Bárbara. Então, Coringa vai até a casa de James e atira em Bárbara, quando ela vai atender a campainha. Após o atentado, Coringa a despiu e tirou fotos da heroina. A bala atingiu a espinha de Bárbara, que veio a ficar paraplégica e interrompendo sua carreira de Batgirl .

Unindo sua grande inteligência com sua memória fotográfica, seu vasto conhecimento sobre computadores e eletrônicos, suas habilidades de hacker e seu treinamento como bibliotecária, Bárbara assumiu a identidade de Oráculo. Agora ela atuava como uma corretora de informações, as reunindo e disseminando para agências da lei e para a comunidade dos super-heróis. Mais tarde, ela foi treinada por Richard Dragon em uma arte marcial que utiliza-se de bastões, para que Bárbara pudesse combater em sua cadeira de rodas.

Inicialmente, Bárbara utilizou a identidade de Oráculo para auxiliar seu pai em um caso de assassinato extremamente complicado. Mais tarde, ela participou do Esquadrão Suicida, por um tempo. Durante esse período, ela se mudou para a prisão Belle Reve, em Louisiana, onde trabalhou usando o nome de Amy Beddoes. Novamente, Bárbara se muda, mas agora ela volta para Gotham, onde, frequentemente, ajuda Batman, os vigilantes de Gotham e vários outros heróis. Por isso, ela é convidada a participar da Liga da Justiça, sendo um membro ativo por muito tempo, fazendo o serviço de informação e comunicação da equipe. Atualmente, ela está como status de membro reserva.

Aves de Rapina[]

Bárbara formou um grupo de super-heroínas que ela contratou como suas agentes. Sua primeira agente foi a Poderosa. Poderosa deixou de trabalhar com Oráculo depois do desastroso caso no Qurac, que teve como consequência várias mortes. Depois, Bárbara reagrupou e uniu forças com Canário Negro que, além de se tornar uma grande parceira, tornou-se, também, sua melhor amiga. Mais tarde, Helena Bertinelli, a Caçadora foi introduzida na equipe. E, por fim, Lady Falcão Negro foi a última integrante a ingressar.

Em outras mídias[]

  • A personagem apareceu pela primeira vez no programa de tv dos anos 60, Batman (seriado de televisão).
  • Em Batman: A Série Animada, Barbara Gordon se tornou Batgirl na seguinte ocasião. Tudo começa com O Comissário sendo culpado por um crime que não cometeu, um grupo ia fazer um discurso a favor dele, Barbara pediu para Batman ir lá porque acha que isso ajudará a convencer a todos de que James Gordon não é culpado, mas ele deu mais importância a desvendar o mistério por trás de tudo isso. Barbara resolveu pegar uma capa com capuz igual a dele e ficar contra a luz para todos pensarem que Batman está lá. Quando uma ataque aconteceu, Robin foi impedir o ataque e se perguntou de quem seria a sombra já que sabe que Batman não está ai, ele tentou pegar a pessoa, mas só conseguiu rasgar o capuz e expor o cabelo de mulher. Jornalistas presenciaram isso e a imprensa ficou lançando a pergunta "Quem é a Batgirl?". Barbara acabou resolvendo ajudar Batman e Robin usando o capuz e uma roupa que fez para surgir como Batgirl.
  • Durante The New Batman Adventures, Barbara Gordon aparece como Batgirl como um personagem recorrente. Batgirl é eventualmente permitida na Batcaverna e se torna um personagem principal e é o principal parceiro de Batman. Batgirl foi adicionada ao elenco com o produtor Bruce Timm afirmando: "A divisão de produtos de consumo e as pessoas da WB queriam ter certeza de que as crianças assistiriam ao show, então eles sugeriram fortemente que incluíssemos Batgirl e Tim Drake (como Robin) como uma maneira de cortejar o público de meninas e meninos... Nós gostamos da personagem Batgirl e eu certamente não me importei de colocá-la no show."
  • Em 2002, foi interpretada por Dina Meyer na série de televisão produzida para a Warner, chamada Birds of Prey. Na série a personagem Barbara Gordon, outrora Batgirl, já se encontra paraplégica e assumindo a identidade de "Oráculo". A atriz aparece na série como Batgirl em alguns flashbacks da personagem.
  • Em 1997, no filme "Batman e Robin", a Batgirl foi interpretada por Alicia Silverstone, onde foi feita uma alteração na identidade da personagem, passando a se chamar Barbara Wilson, sobrinha de Alfred, mordomo do milionário Bruce Wayne. Ela descobriu que Alfred fez uma roupa de Batgirl para ela e assim salvou Batman e Robin da Hera Venenosa.
  • A personagem aparece em O Batman. Sua cor de fantasia de Batgirl é roxa junto com uma capa preta, capuz, luvas e botas com destaques roxos escuros (que é uma homenagem à fantasia de Batgirl da série de TV dos anos 60), juntamente com um símbolo de morcego dourado e cinto de utilidades; e tem lentes oculares brancas pela primeira vez. Ela também tem olhos castanhos em vez de verdes.Ela foi mencionada pela primeira vez no episódio "Night and the City" e fez sua primeira aparição no episódio de duas partes "Batgirl Begins". Esta versão é a filha adolescente do Comissário de Polícia de Gotham Gordon e uma estudante de Gotham High. Apesar de ser uma excelente ginasta, ela perdeu o interesse pela ginástica; no entanto, seu pai quer que ela continue na esperança de que ela possa participar dos Jogos Olímpicos. Apesar de não se interessar tanto por ginástica, ela acha fascinante o trabalho de detetive policial - o que preocupa seu pai. Além disso, Barbara se associa com sua amiga Pamela Isley, uma colega com histórico de detenção juvenil - algo que James não gosta. Durante uma batalha com Temblor no laboratório de Clorogênio, Barbara vê Batman em ação; depois disso, a semente para usar sua personalidade Batgirl é plantada. A batalha também faz com que Pamela se torne a vilã Hera Venenosa depois que um mutagênico de planta experimental caiu sobre seu ex-amigo. Batgirl chega ao covil de Hera Venenosa para ajudar Batman a salvar Gordon (embora ela originalmente quisesse salvar sua amiga de mais problemas) apenas para encontrar Batman sob o controle mental de Hera Venenosa Batgirl é então forçada a lutar contra Batman. Durante a batalha, ela derrotou Batman em combate corpo a corpo, chutando o Cavaleiro das Trevas em uma lagoa que libertou Batman do controle de Hera Venenosa. Depois que ela derrotou Hera Venenosa e salvou seu pai, Batman decide não contar a Gordon que sua filha é Batgirl. Essa primeira aventura, Batgirl diz que é 'apenas o começo'. Durante sua apresentação inicial, ela exige ser chamada de "Batwoman" até que o comissário Gordon a chame pelo nome de Batgirl. Depois que ajudou Batman contra o vilão Maxie Zeus, ele lhe deu uma copia do seu cinto de utilidades. A personagem ficou ausente durante o surgimento do Robin, mas quando os dois personagens estiveram juntos no episódio "Team Penguim", Batman a levou para a Batcaverna e expos a sua identidade secreta para ela.
  • Batgirl aparece como protagonista central na web série DC Super Hero Girls. Ela é uma estudante do Super Hero High, é um gênio extremamente inteligente. Ela é uma Maria-rapaz e adora investigar criminosos.
  • Na série de TV, DC Super Hero Girls. Na série, ela é uma estudante da Metropolis High. Seu traje de Batgirl é mais uma vez roxo com detalhes em ouro. Ela é conhecida por ser borbulhante, alegre, otimista e francamente otimista. Ela é aquela que quer que todos se deem bem e muitas vezes é vista como a "líder de torcida" do grupo por causa de seu entusiasmo contagiante e entusiasmo pela vida. No entanto, ela é uma fã e sua natureza ambiciosa a torna destinada a ser a futura companheira de Batman. Ela também é uma solucionadora de problemas criativa e usará sua criatividade e seu pensamento surpreendentemente analítico para parar os bandidos e ser a cola em suas amizades.
Advertisement