Wiki Batman
Advertisement

O Bat-Glider é uma asa-delta modificada usada pelo Batman. Ao longo dos anos, ele usou uma série de variações, algumas embutidas em seu traje.

História[]

O primeiro conceito de um Bat-Glider foi uma variação do Bat-traje que se assemelhava a um wingsuit. A segunda variação de um Bat-Glider foi concebida como um acessório de morcego gigante criado como uma forma de aterrorizar alguns criminosos a fim de fazê-los se renderem à polícia. Batman se amarraria ao modelo de morcego gigante, o que lhe permitia planar no ar.

O Bat-Glider fez sua estreia oficial em uma aventura de viagem no tempo, quando Batman e Robin ficaram presos na Itália no ano de 1497. Para invadir uma fortaleza, eles costuraram as armadilhas de seda preta de alguns cavalos e as colocaram sobre uma moldura de ramos de madeira, em forma de asa de morcego. Usando os cavalos para ganhar ar, a Dupla Dinâmica conseguiu planar em direção ao lado interno da fortaleza e resgatar seu amigo Superman, antes de retornar aos dias atuais.

Quando Homem-Pipa reapareceu em Gotham, Batman projetou um Bat-Glider especial para enfrentar o criminoso no ar. Embora o Bat-Glider tenha sido destruído no confronto, Batman capturou o Homem-Pipa, provando que seu novo veículo funcionava perfeitamente.

Desde então, o Bat-Glider tornou-se uma das dezenas de ferramentas de transporte pessoal que Batman incorpora em seu crescente arsenal. Em função, o Bat-Glider opera de forma semelhante a uma asa-delta tradicional, exceto que o tecido da asa é costurado na trama da capa do Batman. Batman navega no planador inclinando seu corpo na direção que deseja mover e deslocando seu peso.

Variações modernas[]

Batman eventualmente atualizou os planadores e desenvolveu versões motorizadas, que incluem controles portáteis e um propulsor de foguete de curto alcance.

Existe um modelo variante do Bat-Glider usado por Asa Noturna. Esta versão se assemelha mais ao símbolo do Asa Noturna e apresenta asas retráteis para caber em lugares estreitos.  Este planador possui uma hélice que permite viagens mais rápidas em longas distâncias. Ele também possui um sinal remoto que permite que o Asa Noturna convoque o planador para sua localização e também possui um recurso de piloto automático. Um desses planadores foi destruído após a missão de Asa Noturna para salvar Carol Bermingham. No entanto, Asa Noturna manteve um planador sobressalente no Cloisters em Nova York.

Usando o Bat-Glider, Asa Noturna resgatou Damian Wayne de Crocodilo e Hera Venenosa. Porém, após atingirem uma distância segura, foram atingidos por um projétil que danificou o planador, fazendo com que se chocassem contra um prédio abandonado.

Outras versões[]

  • Um veículo parecido aparece em Batman: A Série Animada, e se chama Jet-Wing. O Jet-wing era um pacote de voo usado por Batman. Ele apresentava duas grandes asas metálicas que também podiam ser usadas como escudos, uma mochila a jato para propulsão e pequenos foguetes.
  • No desenho animado O Batman, o Batman tinha um Bat-Glider com um propulsor, no episódio de estreia do Vaga-Lume, Batman tentou usar o Bat-Glider para pega-lo enquanto ele fugia voando, mas a mochila a jato do Vagalume era muito mais rápida, e para detê-lo da próxima vez o Batman fez uma mochila a jato parecida com a dele e conseguiu alcança-lo.
Advertisement