Wiki Batman
Advertisement

O Bat-Sinal é um dispositivo de sinal de socorro que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela DC Comics, como um meio de convocar o super-herói, Batman. É um holofote especialmente modificado com um emblema estilizado de um morcego afixado à luz, permitindo que ele projete um grande símbolo de morcego nos céus noturnos nublados de Gotham City.

O sinal é usado pelo Departamento de Polícia de Gotham City como um método de contato e convocação de Batman no caso de sua ajuda ser necessária, mas também como uma arma de intimidação psicológica para os numerosos criminosos de Gotham City.

  • Em Batgirl (2009): Depois que Stephanie Brown se tornou a Batgirl, ela respondeu ao sinal titular em várias ocasiões, raciocinando que é o sinal do morcego, não o "sinal do homem do morcego". Em uma situação, porém, o sinal era na verdade a isca para uma armadilha que a Polícia de Gotham estava armando, já que ela era suspeita de assassinato na época.
  • Durante Superman: Grounded, o próprio Batman usa um "Super-Sinal" para chamar a atenção do Superman.

Em outras mídias[]

  • O Bat-Sinal raramente aparecia na série de TV dos anos 1960, com o Comissário Gordon geralmente entrando em contato com Batman usando uma linha telefônica dedicada (o Batfone). No entanto, o Bat-Sinal foi usado ocasionalmente (por exemplo, no episódio "The Sandman Cometh" quando Bruce Wayne e Dick Grayson estão em um acampamento), sempre que Batman precisava ser convocado do campo. Sua primeira aparição foi no episódio piloto, "Hi Diddle Riddle". O fundo animado para os créditos finais da série de TV mostrava o Bat-sinal no céu noturno de Gotham City.
  • No filme de Christopher Nolan de 2005, Batman Begins, o então tenente James Gordon encontra o mafioso Carmine Falcone amarrado a um holofote nas docas de Gotham City, para que a polícia de Gotham o prenda, deixado por Batman. O tenente Gordon então percebe que a sombra de Falcone é projetada nas nuvens do céu noturno, semelhante à silhueta de um morcego. No final do filme, o Bat-sinal aparece, como um holofote que projeta a forma de um morcego, instalado no topo da sede da polícia como meio de contato com Batman.
  • Em Batman: The Animated Series de 1992, o sinal foi construído pelo Comissário Gordon em "The Cape and Cowl Conspiracy". Barbara Gordon o usa para entrar em contato com Batman em "Heart of Steel" quando acredita que um impostor substituiu seu pai. Nesta reunião, o sinal é parcialmente destruído quando Batman é atacado por uma duplicata de Harvey Bullock, e Barbara usa a arma de gancho de Batman para puxar o robô para o sinal, eletrocutando-o. Da mesma forma, o verdadeiro Bullock usa o sinal pela primeira vez quando relutantemente pede a ajuda de Batman para descobrir quem está tentando matá-lo em "A Bullet for Bullock". O primeiro uso de um Bat-Sinal de qualquer tipo na série foi em "Joker's Favor", onde um homem, forçado a fazer um favor ao Coringa em um jantar em homenagem ao Comissário Gordon, usa um grande modelo de morcego pendurado em um guindaste, balançando-o para frente e para trás na frente de uma janela para tentar entrar em contato com Batman. No crossover com o desenho animado Super Choque, Batman deu ao herói titular um aparelho que o chamaria, mas o Super Choque perde aparelho e usa o seu poder elétrico para fazer um símbolo de morcego de eletricidade aparecer no ar, Batman comenta que deve ficar agradecido que ele não usou um autofalante para chama-lo.
  • No início de The Lego Batman O Filme, Comissário Gordon tentou usar o Bat-Sinal para alertar Batman apenas para ser incitado por Cabeça de Ovo, assim desativando-o. Mais tarde, Batman usa o Bat-Sinal para fazer diferentes versões do símbolo para Robin, Barbara, Alfred e muitos dos aliados de Batman, convocando-os para se unirem e derrotarem o Coringa.
  • Em Batman: Os Bravos e Destemidos, num episódio foi mostrado que Robin passou a proteger sozinho uma cidade depois que parou de trabalhar com o Batman e ele era convocado com um Bat-Sinal que tinha a letra "R".
Advertisement