Wiki Batman
Advertisement

O Bat-traje é o termo genérico para qualquer fantasia que o Batman usa. Houve muitas variações ao longo dos anos.

História[]

Origem[]

Enquanto em seu estudo pensava em um método sobre como ser um lutador do crime mais eficaz e uma solução sobre os meios de combater a injustiça, Bruce Wayne viu um morcego pela janela. Percebendo que a única maneira de combater os criminosos, o crime e o mal deste mundo era adotar um símbolo que Bruce adota a personalidade de um morcego para ocultar sua identidade e atacar o medo em seus adversários. Os contos de origem subsequentes tiveram Bruce aterrorizado por morcegos quando criança e observando um traje de morcego usado por seu pai em uma bola de fantasia, mas o ímpeto primário de sua decisão de adotar o personagem do morcego sempre foi o incidente do morcego que atravessou a janela de seu estudo. É como resultado deste incidente e deste evento que o Bat-Traje foi desenvolvido e o A lenda de Batman nasceu. Estilisticamente, o Bat-Traje foi projetado para evocar o medo em seus oponentes, mas cada aspecto do design do terno serve uma função crítica na carreira de Batman.

Pré-Crise[]

O Bat-Traje original era um design simples com muito poucos aprimoramentos especiais. O primeiro disfarce que Paul usava consistia em um terno de corpo cinza de duas peças com um emblema em forma de bastão costurado na região do peito. A máscara era de cor preta e cobria o rosto de Paul. Ele estava equipado com orelhas pequenas que não serviam de função aparente além da estética. Originalmente, o Homem-Morcego usava um par de luvas roxas curtas e um cinto padrão com uma fivela redonda. Em breve, ele substituiu as luvas roxas por mais luvas pretas, e depois adicionou-lhes três encaixes pontuados que alinham cada um dos antebraços.

Ele também substituiu o cinto redondo por uma fivela de cinto quadrada. Mais do que simplesmente um meio de segurar suas calças, isso se tornou comum como seu Cinto de Utilidades. O conjunto superior de o bat-traje foi feito do mesmo material que um colete à prova de balas,, mas Batman decidiu remover esse recurso porque restringiu sua mobilidade.

O design de fantasia de Batman passou por uma evolução final. Ele trocou a cor cinza pela vermelha, adquiriu a cor preta nas calças e em baixo dos braços e colocou olhos brancos na máscara.

Atualizado[]

Batman redesenhou o bat-traje mudando o emblema do morcego em seu peito e adicionou uma forma reta em torno dele para contrastar o símbolo do morcego preto. Ele refletiu a forma como o Bat-Sinal apareceu no céu noturno. As orelhas da máscara permaneceram curtas por um tempo até Batman ter decidido Faça as orelhas mais longas. Tudo isso com o objetivo de adquirir uma aparência mais ameaçadora que o ajudaria em sua guerra contra o crime.

A peça cinzenta do terno era feita de um material leve, semelhante a uma camisa, embora fosse mais resistente. O escudo dourado foi reforçado com uma placa de armadura costurada abaixo. A coroa e a parte de trás do capuz foram reforçadas e a frente foi ajustada e apertada.

Pós-Crise[]

O Bat-Traje da continuidade Pós-Crise teve uma história e antecedentes similares da linha de tempo anterior, exceto pelo design inicial com uma fivela redonda e luvas roxas, que nunca existiram. O Bat-Traje original usado por Batman nesta linha de tempo foi criado pelo mordomo fiel de Bruce Wayne, Alfred Pennyworth. Esta versão do Bat-Traje consistiu em um terno de corpo cinza de duas peças com um emblema preto em forma de bastão costurado na região do peito e botas pretas, luvas, capa e capuz e o cinto de utilidades.

Eventualmente, Batman também atualizou o Bat-Traje para incluir o oval amarelo no peito e trocou as partes pretas do terno com uma cor azul, exatamente como na continuidade anterior. Batman usou esse design há anos, mas depois de se recuperar da lesão que Bane o causou por quebrar suas costas, Batman decidiu mudar as cores de sua roupa de volta para os designs originais em preto. No entanto, ele manteve o símbolo oval amarelo no peito por um pouco mais.

Quando Gotham City foi atingido por um terremoto que destruiu a cidade inteiramente, o Governo dos EUA declarou Terra de Ninguém. Durante este tempo, Gotham tornou-se uma zona de guerra e Batman mudou sua versão fina do cinto de utilidades para um cinto mais "mais prático", com várias bolsas onde Batman manteve a maior parte de suas armas e equipamentos necessários para sobreviver nesse ambiente hostil.

Quando Gotham foi reintegrado como parte do país, Batman mudou o logotipo do traje para o morcego preto original sobre o peito e eliminou o prato amarelo oval em torno dele.

Ao final de Terra de Ninguém, Batman mudou suas botas normais de joelho para botas de estilo New Rock.

Modificações e Atualizações[]

Desde os primeiros dias, Batman modificou e atualizou o Bat-Traje com o objetivo de criar o equipamento de combate perfeito que o ajudaria em sua carreira de criminoso.

A maioria das atualizações do Bat-Traje baseou-se na funcionalidade do terno ao invés de sua aparência. Por exemplo, Batman entrelace o biquini com fios finos e os conectou aos pequenos dínamos no Cinto de Utilidades, que criou o calor necessário para sobreviver em baixas temperaturas.

Uma das melhorias mais inventivas foi o Bat-Traje de plástico compacto, que poderia ser rolado para uma bola pequena que poderia caber em uma mão. Este biquíni de plástico foi feito de um tecido fino, semelhante ao usado para impermeáveis dobráveis.

Além disso, Batman fez versões resistentes ao fogo do bat-traje. O primeiro modelo deste traje foi feito de amianto,, mas as versões posteriores foram feitas de nomex e poderia suportar explosões ardentes. Ocidentalmente, o Batman usaria um capacete com um repreensão incorporado para resistir a incêndios.

Batman desenvolveu medidas de segurança no bat-traje. Ele instalou cápsulas de gás lacrimogêneo em ambos os templos do capuz no caso de qualquer inimigo alcançar a máscara para retirá-lo. Ele também instalou um dispositivo de choque elétrico que seria acionado sempre que uma arma metálica se aproximasse dele. Ambas as medidas iriam incapacitar o atacante.

Em um ponto, Batman fez o bicassista à prova de balas, o que foi útil quando lutaram contra criminosos que dependem fortemente de armas de fogo.

Curiosidades[]

O motivo pelo qual Batman e Superman usam cueca por cima da calça, é porque naquela época os circos estavam em alta, e a roupa do levantador de peso tinha uma cueca por cima da calça e botas, e essa roupa era vista como o símbolo da masculinidade.

Advertisement