Wiki Batman
Advertisement
  1. O Bat-traje em Batman Begins (2005) recebe a descrição mais completa já vista em um filme do Batman e nos quadrinhos. Derivado do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Ciências Aplicadas da Wayne Enterprises, o traje é descrito por Lucius Fox como um traje de sobrevivência Nomex originalmente destinado a uso militar avançado, mas foi considerado muito caro para o Exército dos Estados Unidos e militares em geral. Com base em um avançado sistema de blindagem de infantaria construído com Nomex, a primeira camada de proteção é uma roupa de baixo com reguladores de temperatura embutidos projetados para manter o usuário em uma temperatura confortável em quase todas as condições. A segunda camada de proteção consiste em uma armadura construída sobre o peito, panturrilhas, coxas, braços e costas. Esta armadura possui um tecido de kevlar que pode parar de cortar armas e também pode desviar qualquer bala antes de um impacto de tiro direto, e articulações reforçadas que supostamente permitem máxima flexibilidade e mobilidade, que Batman acha que ainda dificulta seus movimentos devido ao seu peso. A armadura é então revestida com um material de látex preto para camuflagem e para amortecer a assinatura de calor de Bruce, tornando-o difícil de detectar com equipamentos de visão noturna. Feito de material grafite, o capuz funciona como um capacete protetor. O forro de Kevlar do capuz deve ser à prova de balas. Um defeito de fabricação no grafite usado na produção da primeira remessa de componentes do capuz tornou sua casca externa incapaz de resistir a um trauma contuso (uma falha que Alfred demonstra a Bruce usando um taco de beisebol). A segunda remessa (não mostrada) deveria corrigir esse problema. Um dispositivo de espionagem avançado está escondido dentro da orelha direita do capuz e permite que Batman ouça conversas à distância. A capa do Batman é feita de "pano de memória" também desenvolvido pela Fox. É essencialmente flexível em seu estado normal, mas torna-se semirrígido em uma forma fixa (asas de Batman) quando uma corrente elétrica é passada através dos microcircuitos nas palmas de suas luvas. Bruce também adiciona manoplas de metal com vieiras nos antebraços, uma inovação derivada de sua experiência como aluno da Liga das Sombras de Ra's al Ghul. Usado principalmente para bloquear facas ou outras armas de esfaqueamento, Bruce conseguiu surpreender Ra's quebrando a lâmina de seu ninjatō em vários lugares com as manoplas. Antes da última atualização do Bat-traje no próximo filme, Batman ainda usa o traje original menos flexível baseado em Nomex. Interrompendo uma transação de drogas entre o Espantalho e a Chechênia, ele usa um destroçador pneumático que lhe permite dobrar o cano de uma arma e rasgar a chapa metálica de uma van enquanto persegue o Espantalho.
  2. O traje é alterado em O Cavaleiro das Trevas (2008) devido à crescente frustração de Bruce Wayne sobre sua total falta de mobilidade (levando a um incidente em que ele é atacado por cães enquanto rompe um negócio de drogas). Neste novo design, a roupa é feita de placas de kevlar endurecidas em fibras tri-weave mergulhadas em titânio e é dividida em várias peças de armadura sobre uma roupa mais flexível para maior mobilidade. Mas como compensação, a armadura flexível deixa Batman mais vulnerável a ferimentos de facas e tiros em favor de maior flexibilidade e peso mais leve. Enquanto o capuz do traje em encarnações anteriores do filme foi anexado ao ombro e pescoço. O capuz do traje agora é um componente separado inspirado no design de capacetes de motocicleta, permitindo que o usuário gire e mova livremente o pescoço sem mover o resto da parte superior do tronco (por solicitação pessoal de Bruce à Fox, pois 'seria bom para estacionar o carro'). Como era característico em todas as versões cinematográficas anteriores do Bat-traje. Além disso, uma forte corrente elétrica passa por ele que impede qualquer pessoa, exceto Batman, de removê-lo, para proteger ainda mais sua identidade.
  3. Este mesmo traje é reutilizado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Batman inicialmente também faz uso de uma cinta motorizada para apoiar seu joelho danificado após lesões que sofreu em O Cavaleiro das Trevas. Durante a primeira luta de Batman com Bane, o traje é inicialmente danificado quando Bane bate severamente em Batman e arranca parte do capuz depois de quebrar o grafite. O resto do traje é descartado pelos capangas de Bane depois de carregar o corpo gravemente ferido de Bruce, como ele é mostrado usando trapos comuns quando preso no Poço. Depois que ele escapa da prisão, Batman é capaz de adquirir um Bat-traje idêntico do bunker subterrâneo (o mesmo que ele usou como uma batcaverna provisória enquanto Wayne Manor estava em reconstrução no filme anterior).
Advertisement