FANDOM

Batman: O Retorno
BReturns
Informações Gerais
Dirigido por: Tim Burton
Produzido por: Tim Burton
Denise Di Novi
Música por: Danny Elfman
Lançamento: 19 de junho de 1992 (EUA)
3 de julho de 1992 (BR)
Duração: 2 horas e 6 minutos
Orçamento: US$ 80 milhões
Receita: US$ 266.822.354
Filme Anterior: Batman (O Filme)
Próximo Filme: Batman Eternamente
Batman Returns é um filme de 1992 baseado no super-herói da DC Comics, o Batman. Dirigido por Tim Burton, o filme estrela Michael Keaton como Bruce Wayne (Batman), DannyDevito como Oswald Cobblepot (Pinguim), Michelle Pfeiffer como Selina Kyle (Mulher-Gato), Michael Gough como Alfred Pennyworth e Christopher Walken como Max Shreck. O filme foi lançado em 19 de junho de 1992 nos Estados Unidos e em 3 de julho do mesmo ano no Brasil.

SinopseEditar

Abandonado por seus pais em um rio quando bebê devido à sua aparência monstruosa, Oswald Cobblepott foi encontrado nos esgotos da Arctic World e criado junto a pinguins por um grupo de artistas circenses chamado Triângulo Vermelho, passando a ser usado então como aberração de circo.

Já um homem adulto e conhecido pelo título de Pinguim, Oswald chantageia o empresário Max Shreck com provas de seus crimes corporativos para que este o ajude a descobrir a identidade de seus pais. Após "salvar" o filho do prefeito, Pinguim passa a ser tido como herói em Gotham City e Shreck vê isso como uma possibilidade para fazê-lo assumir o lugar de prefeito, mas Batman acaba entrando em seu caminho quando descobre que Pinguim e o grupo Triângulo Vermelho estão envolvidos com sequestro de crianças.

Paralelamente, a ex-secretária de Shreck, Selina Kyle, sobrevive a uma tentativa de homicídio por parte de seu chefe e adota o título de Mulher-Gato, buscando vingança contra Shreck por seus crime impune, mas acaba se apaixonando por Bruce Wayne, alter-ego de Batman sem saber sua identidade.

ElencoEditar

  • Michael Keaton como Bruce Wayne (Batman): Continuando eu trabalho como vigilante em Gotham City, acaba conhecendo a anti-heroína Mulher-Gato quando esta entra em seu caminho. As coisas ficam ainda piores quando tem de lidar com o misterioso Pinguim.
  • Danny DeVito como Oswald Cobblepot (Pinguim): Abandonado após seu nascimento, Oswaldo foi criado por artistas circenses junto a pinguins e recebeu o apelido devido à sua aparência que envolve um nariz maior do que o normal e mãos que lembram patas de pinguim. Busca sequestrar cada criança aristocrática em Gotham City como meio de vingança por seu abandono.
  • Michelle Pfeiffer como Selina Kyle (Mulher-Gato): Ex-secretária de Max Shreck que, após uma tentativa frustrada de homicídio por parte de seu chefe, acaba tornando-se uma anti-heroína e buscando vingança contra ele.
  • Christopher Walken como Max Shreck: Um influente empresário de Gotham City que surge como chefe de Selina Kyle e um aliado incomum de Pinguim.
  • Michael Gough como Alfred Pennyworth: Mordomo fiel de Bruce Wayne e importante aliado do Batman.
  • Michael Murphy como prefeito de Gotham City: Prefeito impopular de Gotham City cuja atuação é contestada por Pinguim.
  • Andrew Bryniarski como Charles Shreck: Filho de Max Shreck e braço direto do seu pai.
  • Pat Hingle como James Gordon: Comissário de polícia de Gotham City.

CuriosidadesEditar

  • A produção queria usar Pinguins-Rei para as filmagens, porém a espécie só existia em cativeiros na Inglaterra. Os animais foram trazidos de avião até os EUA para as filmagens e retornaram após o término.
  • Michelle Pfeiffer gravava pequenos períodos de cena pois não conseguia respirar direito no seu traje de Mulher-Gato, qual definiu como extremamente apertado.
  • Danny DeVito foi recomendado para o papel por Jack Nicholson, que interpretou o Coringa no filme anterior.
  • Burton e Keaton não tinham assinado contrato para o filme até o roteiro estar pronto.
    • Keaton só aceitou retornar ao papel com aumento salarial.
  • O ator Marlon Wayans estava contratado para ser o Robin no filme, mas acabou sendo cortado.