Wiki Batman
Advertisement

Batman: The Return of Bruce Wayne é uma série limitada de quadrinhos americana de 6 edições publicada pela DC Comics de maio a novembro de 2010, escrita por Grant Morrison e apresentando uma equipe de artistas rotativos começando com Chris Sprouse e Frazer Irving.

A série começa em Final Crisis #6. A série detalhou a jornada de Bruce Wayne através do fluxo de tempo do Universo DC depois de ser depositado no passado distante por Darkseid em Final Crisis. Wayne tem que superar a amnésia e a "própria história" para voltar à atual Gotham City e retomar seu lugar de direito como Batman. A série teve seis edições, cada uma cobrindo um período de tempo diferente. Os períodos de tempo são a pré-história, a caça às bruxas, piratas no mar, o Velho Oeste, Gotham City do século 20, apenas alguns meses depois que Thomas e Martha Wayne foram assassinados, e os dias atuais, e geralmente retratam a Batcaverna ou a Mansão Wayne. Bruce Wayne também visita "o fim dos tempos".

Enredo[]

Preso na explosão dos Raios Ômega que dobram o tempo e o espaço do tirano do Novo Deus Darkseid, um amnésico Bruce Wayne é lançado de volta no tempo para o início da história. Quase morto por uma tribo de neandertais liderada pelo imortal homem das cavernas que se tornará Vandal Savage, Wayne é resgatado por um humano mais jovem, que devolve seu cinto de utilidades para ele. Operando mais por instinto do que por conhecimento real, Wayne veste a pele de um morcego gigante e usa as ferramentas em seu cinto contra os homens das cavernas, mas acaba sendo forçado a fugir pulando uma cachoeira. Quando ele se recupera no fundo, ele descobre que saltou mais adiante no tempo, chegando aos tempos puritanos.

Seu primeiro ato nesta nova era é salvar uma mulher chamada Annie de uma criatura monstruosa com tentáculos, após o que ele tenta construir uma vida para si mesmo na pequena colônia de Gotham. Chamando a si mesmo de "Mordecai", ele se junta às fileiras dos caçadores de bruxas locais ao lado de seu próprio ancestral Nathaniel Wayne, e usa suas habilidades forenses para resolver crimes que poderiam ser atribuídos à feitiçaria. Quando Annie é revelada como uma bruxa e reivindica a responsabilidade por convocar o monstro, Bruce é incapaz de impedir que ela seja enforcada por Nathaniel. Sem saber que o homem que ela prometeu amar "Até o fim dos tempos" é o próprio Wayne, Annie amaldiçoa a família Wayne antes de morrer. Wayne novamente se vê catapultado para a frente no tempo.

Wayne aparece no século 18, onde é confrontado pelo lendário pirata Barba Negra. Barba Negra acredita que Wayne é o lendário Pirata Negro e exige que ele o leve a um dos tesouros mais famosos que ele roubou - o dos Miagani; uma tribo primitiva de "Pessoas-morcego" descendente dos homens das cavernas que Bruce encontrou, que imortalizou suas façanhas pré-históricas como o deus "Barbatos". O outro cativo de Barba Negra, um menino chamado Jack Loggins, confidencia a Wayne que ele é neto do Pirata Negro. Jack então ajuda Wayne a encenar uma decepção que elimina Barba Negra e todos, exceto um de sua equipe. Depois, os Miagani guiam Wayne até a parte mais profunda de suas cavernas, onde ele encontra sua própria capa e capuz, deixados pendurados lá após sua chegada à pré-história. A capa agita as memórias de Wayne e, antes que elas desapareçam mais uma vez, ele instrui Jack a escrever um relato desses eventos e colocá-lo em uma caixa marcada com um símbolo de morcego para ser confiada à família Wayne. Ao amanhecer, Bruce desaparece na linha do tempo mais uma vez, avançando para o final do século 19 e o Velho Oeste.

Neste novo período de tempo, Wayne cria uma identidade para si mesmo como um "pistoleiro" mascarado (embora ele ainda tenha uma política de "não matar" e "sem armas"), visando as operações de Vandal Savage. Savage contrata o caçador de recompensas Jonah Hex para lidar com Wayne, enquanto ele conspira com outro dos ancestrais de Wayne, o cultista Thomas Wayne, para roubar a caixa da família Wayne. Bruce resgata o atual detentor da caixa dos vilões, que o reconhecem como o verdadeiro dono da caixa; depois de recuperar o diário de Jack Valor de dentro, ele é baleado por Jonah Hex e cai de uma doca nas águas do que um dia será Gotham Bay. Após esse encontro, a recém-fundada família Wayne (os ancestrais de Bruce) constrói a Mansão Wayne em um penhasco próximo e esconde a caixa nas cavernas abaixo dela: as mesmas cavernas que os Miagani costumavam ocupar, que um dia se tornarão a Batcaverna.

Bruce surge no século 20 (o tempo exato é intencionalmente vago; as roupas e carros sugerem a década de 1930, mas Bruce é informado de que "retro é grande este ano") e é levado ao hospital para se recuperar do ferimento de bala; onde ele conhece uma mulher chamada Marsha. Acontece que Wayne chegou a Gotham não muito tempo depois da morte de seus próprios pais, e que Marsha era uma amiga de sua mãe que acreditava que seu pai, Thomas Wayne, a havia assassinado e fingiu sua própria morte. Ela contrata Bruce para investigar suas teorias; mas quando o suspeito Bruce a rastreia até um cemitério, é revelado que ela é um membro da organização Black Glove, que adora o demônio, que pretende sacrificá-lo a Barbatos (sem saber que ele é responsável pelo próprio mito) para ganhar a imortalidade. O ritual envolve uma máquina do tempo criada pelo professor Carter Nichols, mas Bruce interrompe os procedimentos roubando a máquina e escapando no tempo mais uma vez.

Wayne se materializa em Vanishing Point, o vasto arquivo de toda a história que existe no fim dos tempos, momentos antes da morte do universo. Aqui, as memórias de Bruce retornam e toda a verdade vem à tona: Darkseid nunca teve a intenção de matá-lo com a Omega Sanction; mas, em vez disso, confiou nele para sobreviver, acumulando uma "Energia Ômega" cada vez mais destrutiva dentro de seu corpo toda vez que saltava pela história, o que acabaria por destruir a realidade ao retornar ao século 21. Para provocar esses saltos, Darkseid enviou um servo, um monstro hiper-dimensional conhecido como Hyper-Adapter, para seguir Wayne através do tempo, que o seguiu até o Ponto de Fuga.

Enquanto tudo isso está acontecendo, os aliados de Bruce na Liga da Justiça da América perceberam que ele ainda está vivo e estão procurando por ele. Superman, Rip Hunter, Lanterna Verde e Booster Gold têm viajado no tempo (eventos narrados na minissérie, Time Masters: Vanishing Point), constantemente um passo atrás de Bruce; e agora chegam ao Ponto de Fuga assim que a etapa final do plano de Wayne entra em ação. Fundindo-se com os Arquitetos robóticos que mantêm o Ponto de Fuga, ele teve sua memória apagada mais uma vez e permite que o Hyper Adapter possua seu corpo, para que ele possa trazê-lo de volta ao século 21 atual usando a Esfera do Tempo em que seus aliados chegam. De acordo com o plano de Bruce, o poder combinado da Liga da Justiça derrota a criatura, arranca-a de seu corpo e a arremessa de volta para a Esfera do Tempo, catapultando-a para trás no tempo, derrotada. A ameaça da Energia Omega permanece, no entanto, e assim a Liga da Justiça para medicamente o coração de Bruce, induzindo a morte e permitindo que a energia se dissipe. Antes que seu coração seja reiniciado, o Bruce em coma experimenta uma visão final de Darkseid e Metron, o primeiro convidando-o a abraçar a anti-vida, e o último incitando-o a dissipar Darkseid enfrentando "a primeira verdade de Batman". Bruce se lembra da noite em que concebeu a identidade de Batman, como visto em Batman: Ano Um, quando Alfred Pennyworth salvou sua vida suturando feridas fatais; e fala a verdade: por mais que tenha tentado reivindicar tudo durante sua carreira no combate ao crime, o Batman nunca esteve sozinho. Wayne acorda do coma, purgado da radiação, e veste sua capa e capuz mais uma vez, comentando que a doença de Gotham se espalhou além de suas fronteiras e que, mais uma vez, Batman é necessário.

[]

A história é seguida pelos eventos em Bruce Wayne: The Road Home, e então continua diretamente na edição #16 de Batman e Robin; em que Batman se une a Dick Grayson e Damian Wayne para parar o Doutor Hurt, que se revela possuído pelo Hyper-Adapter depois que ele foi enviado de volta no tempo. Bruce aceita as situações atuais após a derrota dos vilões. A trama então continua na Batman Incorporated, onde a percepção de Bruce de que ele não está sozinho o inspira a expandir sua operação de combate ao crime e treinar novos Batman em países ao redor do mundo.

Outras mídias[]

  • No filme em desenho animado: Lego DC Comics Super Heroes: Justice League – Cosmic Clash, a trama possuía algumas alusões a essa saga dos quadrinhos. O enredo começava com um ataque de Brainiac a Terra, e quando Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde tentaram impedir o vilão Brainiac, ele os enviou para diferentes períodos na história para onde eles foram sem memorias. O lado do Superman na história não possuía referencias aos quadrinhos porque ele foi para o futuro, as referencias foram que quando o Batman e o Flash viajaram no tempo atrás da Mulher Maravilha eles a acharam da pré-história vestindo uma versão pré-histórica da sua roupa e tendo problemas com Vandal Savage. E quando restauraram as memorias dela foram atrás do Lanterna Verde e o acharam na época dos piratas como capitão de um navio pirata (ironicamente se chamando de Capitão Medo).
  • O desenho animado Batman: Os Bravos e Destemidos, teve algumas alusões: o episódio "Return of the Fearsome Fangs!" começava com Batman no velho oeste ajudando Johan Hex. No episódio "Trials of the Demon!", Etrigan faz uma magica que traz o Batman para o século 19, para ajuda-lo porque se tornou alvo de uma caça as bruxas, e durante a aventura a roupa dele foi danificada e quando Etrigan tentou consertar em um passe de magica a roupa ficou a aparência que teria se tivesse sido feita nessa época. E finalmente no episódio "Time Out for Vengeance!", o o que sobrou da mente do vilão Equinox envia robôs para viajarem no tempo e matarem os ancestrais do Batman e seus descendentes. Rip Hunter ajuda alguns super-heróis da liga da justiça a viajar no tempo também e salvarem os ancestrais do Batman, que eram um Batman homem das cavernas que usava a pele de um morcego gigante e um Batman capitão de um navio pirata.
Advertisement