FANDOM

Batman (O Filme)
Batman-Movie1
Informações Gerais
Dirigido por: Tim Burton
Produzido por: Jon Peters

Peter Guber

Música por: Danny Elfman
Lançamento: 23 de junho de 1989
Próximo Filme: Batman: O Retorno
Batman (o filme) é um longa-metragem adaptação do personagem Batman da DC Comics dirigido por Tim Burton. O filme traz no elenco Michael Keaton como BatmanJack Nicholson como Coringa, Kim Kim Basinger como Vicki Vale, Michael Gough como Alfred Pennyworth, entre outros. O filme foi lançado em 26 de junho de 1989 nos Estados Unidos e em outubro do mesmo ano no Brasil.

SinopseEditar

Quando criança, Bruce Wayne presenciou o assassinato de seus pais Thomas e Martha por um jovem criminoso chamado Jack Napier. Wayne viveu anos sendo criado por seu mordomo na cidade de Gotham, cidade a qual jurou proteger.

Anos mais tarde, tornou-se o lendário Batman, um ser fantasiado de morcego que assombra criminosos e auxilia a polícia local a desvendar diversos crimes. Enquanto isso, leva a vida de Wayne mantendo sua imagem pública como o dono bilionário da Wayne Enterprises.

Então, depois de muito tempo surge a figura Jack Napier, que ainda age como um criminoso. Durante um de seus ataques acaba caindo em um tanque com uma substância tóxica a qual lhe deixa com a aparência maníaca de pele branca e cabelos vermelhos, levando-o a loucura.

Mais tarde, Jack adota o codinome de Coringa, um palhaço maníaco e assassino que planeja formas para aterrorizar Gotham e só Batman pode impedi-lo.

ElencoEditar

  • Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman: um bilionário órfão com jeito de galã que decidiu combater o crime. Nesse filme, o Batman é um pouco mais obscuro que de costume, tendo um traje praticamente todo preto e agindo de maneira considerada bastante violenta para os padrões da época.
  • Jack Nicholson  como Coringa: Um dos maiores astros da época, Nicholson foi convidado para dar vida ao nêmesis do homem-morcego. Aqui é apresentada uma versão bastante violenta do personagem, mas que mantém os trejeitos caricatos dos quadrinhos da época.
  • Kim Basinger como Vick Vale: Trabalhando como fotógrafa, Vicki vem a Gotham City para escrever uma história sobre o Batman e acaba se apaixonando por Bruce Wayne sem saber que ele e o homem morcego são a mesma pessoa.
  • Robert Wuhl como Alexandre Knox: Um jornalista do Gotham Globe interessado em trabalhar com Vicki Vale.
  • Pat Hingle como James Gordon.
  • Billy Dee Williams como Harvey Dent.
  • Michael Gough como Alfred Pennyworth.

CuriosidadesEditar

  • Michael Keaton por ser conhecido antes por ator de comédia teve uma má recepção, e antes dele Mel Gibson, Alec Baldwin, Charlie Sheen e Pierce Brosnan já haviam sido escalados para o papel.
  • O filme foi lançado no ano do aniversário de 50 anos do Batman.
  • Foi inspirado na HQ Batman: A Piada Mortal.