Wiki Batman
Advertisement

Batman, também conhecida como Batman e Robin, é uma série de televisão americana exibida entre 1966 e 1968, tendo ao todo 60 "histórias" , sendo cada uma dividida em 2 partes, o que totalizou 120 episódios. O programa é baseado no personagem homônimo das histórias em quadrinhos, e narra a luta contra o crime do herói, sempre acompanhado pelo parceiro Robin e auxiliado pelo mordomo Alfred, pelo comissário de polícia James Gordon e pelo chefe de polícia O'Hara.

De forte tom humorístico, é considerado uma "sátira consentida", pelos aspectos deletérios ao "mito" do personagem. O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman/Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão "Santo (ou Santa) alguma coisa!" Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho "Superamigos", da Hanna-Barbera. As más línguas no mundo inteiro onde a série foi exibida também teorizavam a existência de um envolvimento homossexual entre os dois personagens. Isto se deu primariamente devido a um livro da vida real chamado Seduction of the Innocent de Fredric Wertham (que deu origem ao Comics Code Authority). No livro, o psicólogo afirmava que a dupla dinâmica poderia ser homossexual, dado que Bruce Wayne não era casado e havia adotado um garoto em idade avançada (Dick). A DC Comics veio a público dizer que o personagem não é homossexual, apesar dos subtextos evidentes presentes na série.

Na telessérie exibida nos anos 60 (e mais tarde reexibida na TV brasileira, pelo canal SBT e depois pelos canais a cabo Fox,FX e mais recentemente pelo TCM (Turner Classic Movies) o ator que interpretava o vilão Pinguim era Burgess Meredith, que anos mais tarde se tornaria mundialmente conhecido ao interpretar Mickey Goldmill, o treinador de Rocky Balboa, nos filmes da série Rocky.

Atualmente é exibida na Rede Brasil de Televisão para transmissão na TV aberta brasileira.

Ward reprisou seu papel como Dick Grayson no crossover de 2019 no Arrowverse, "Crisis on Infinite Earths", que estabeleceu a série Batman como uma das terras paralelas da franquia Arrowverse.

Elenco[]

Elenco Principal[]

  • Adam West como Batman / Bruce Wayne: um milionário cujos pais foram mortos quando era apenas uma criança e que agora dedica sua vida para combater o crime. O produtor Willian Dozier escolheu Adam West para o papel após ver sua atuação como o vilão Captain Q num comercial para Nestlé Quick. Lyle Waggoner também havia sido selecionado para o papel, mas foi dispensado em favor de West.
  • Burt Ward como Robin / Dick Grayson: companheiro de Batman na luta contra o crime. No seriado ficou caracterizado pela frequente expressão "Santa _____, Batman".
  • Alan Napier como Alfred: mordomo à serviço de Bruce Wayne, auxiliando-o diversas vezes à manter sua identidade secreta.
  • Neil Hamilton como Comissário Gordon: baseado no personagem de quadrinhos de mesmo nome.
  • Yvonne Craig como Barbara Gordon / Batgirl: filha do comissário Gordon, e companheira de Batman e Robin na luta contra o crime.
  • Stafford Repp como Chefe O'Hara: Chefe da Polícia de Gothan. O personagem O'Hara foi criado simplesmente para que Gordon tivesse alguem com quem conversar, porém foi adicionado aos quadrinhos após o seriado por um curto período de tempo.
  • Madge Blake como Tia Harriet Cooper: tia de Dick Grayson. Ela foi adicionada na série para justificar a necessidade Bruce e Dick de manterem suas identidades secretas e para, de acordo com o produtor do show, Willian Dozier, que a dupla dinâmica não parecesse um casal gay.
  • Willian Dozer, criador e produtor do seriado, e a voz do Narrador das aventuras da dupla dinâmica.

Santo (Alguma coisa), Batman[]

Esse bordão do Robin é baseado numa expressão americana usada da mesma maneira como Robin a usa. A expressão é "Santa Vaca", em referencia ao Hinduismo, mas o Robin parodiava a frase substituindo a vaca por qualquer coisa relacionada a situação ou o que foi dito.

Batusi[]

O Bat-Tusi é uma versão modificada da manobra de dança de Watusi. Na série de televisão do Batman de 1966, Batman e Robin demonstraram sua capacidade de dançar o Bat-tusi.

Apesar do seu status icônico na cultura pop, o Batusi apareceu apenas duas vezes em Batman propriamente dito - uma vez em "Charada é uma Charada", onde Batman foi drogado, e uma vez em "A Maldição De Tut", onde Batman fingiu insanidade.

Legado[]

  • No filme Batman Eternamente, quando os personagens estão na ilha aonde fica o quartel general do Duas-Caras e do Charada, Robin percebe que a água está enferrujando o lugar e ao descobrir que é uma ilha de metal diz "Santo Metal Enferrujado, Batman".
  • O vídeo game Lego Batman 3, tem um nível bônus que é basicamente uma homenagem a esse seriado. Você joga com Batman e Robin do seriado e tem onomatopeias toda a vez que eles batem em alguma coisa, no jogo é necessário enfrentar as versões desses seriados dos vilões do Batman, e tem uma narração anunciando coisas como a chegada repentina do Pinguim. E quando voce termina o nivel todos os personagens dançam Batusi.
  • Em Batman: Os Bravos e Destemidos, o episódio de estreia do Crazy Quilt parece um episódio desse seriado, com Bruce Wayne atendendo ao Batfone, e mexendo um botão no busto de William Shakespeare, para abrir a passagem para a Batcaverna.
  • No volume 1 dos quadrinhos Solo, a Moça Maravilha aparece na capa dançando Batusi.
  • Nos quadrinhos "Novos 52", o Bat-Mite entrou em ação cantando "Nan-Nan-Nan-Nan-Nan-Nan-Nan-Nan Bat-Mite"
Advertisement