Wiki Batman
Advertisement

O Batman de Zur-En-Arrh foi um herói inspirado em Batman.

História[]

Tendo observado todas as ações de Batman na Terra através de um poderoso telescópio, um cientista benevolente chamado Tlano foi inspirado a desempenhar o mesmo papel em seu planeta natal, Zur-En-Arrh. Quando seu mundo foi atacado por invasores de robôs de outro mundo, Tlano teletransportou Batman da Terra para ajudar na luta, sabendo que em Zurr-En-Arrh, o Cruzado Encapuzado teria poderes equivalentes aos do Superman.

Batman: R.I.P.[]

O escritor dessa história em quadrinhos, Grant Morrison reimaginou a aventura de Zur-En-Arrh, e a existência do Bat-Mirim como sendo resultado de uma história em quadrinhos feita na época em que essas duas histórias, nela o Doutor Hurt colocou Batman num experimento de isolamento no qual ele alucinou estar num planeta alienígena e Robin teria morrido lá. O experimento foi completamente controlado e ele saiu da alucinação sem problemas. Mas nessa história em quadrinhos foi estabelecido que a aventura em Zur-En-Arrh e o Bat-Mirim não passaram de outras alucinações que ele teve. Então em "Batman R.I.P.", o Doutor Hurt se revela um vilão e ajuda o grupo criminoso conhecido como Luva Negra a derrotar o Batman. Ele colocou revela que depois do experimento do isolamento ele teve a ideia de hipnotizar o Batman para fazer com que toda a vez que ele visse o nome do planeta que ele viu na alucinação do isolamento "Zur-En-Arrh", ele perderia as memorias de ser o Batman e só lembraria que é Bruce Wayne. E a Luva Negra o faz ver as imagens das câmeras que mostram essa palavra pichada em várias paredes. Ele desmaia, e aparentemente tudo deu certo. Mas Batman sempre está preparado, e ele criou um truque para o caso de alguém causasse amnésia ou loucura nele, toda a sua mente vira uma cópia da mente do personagem que ele criou o Batman de Zur-En-Arrh. Ele altera a sua roupa para parecer a roupa colorida desse personagem, e a alucinação de Bat-Mirim aparece como o seu guia espiritual. Esse Batman foi superado e enterrado vivo, mas esse novo isolamento no caixão trás a sua mente original de Batman de volta.

A palavra "Zur-En-Arrh" foi inventada pelo Batman porque quando era criança e tinha ido ver o filme do Zorro com os seus pais, ele falou com eles sobre a ideia do Zorro aparecer em Gotham e o pai dele disse que se o Zorro aparecesse em Gotham, iam colocar o Zorro em Arkham. Mas Bruce não ouviu direito a frase "Zorro in Arkham" e pensou que ele disse: Zur-En-Arrh. E foram essas as ultimas cosias que ele ouviu o pai dele dizendo antes de morrer então as palavras ficaram gravadas na sua memória.

Equipamento[]

Seu principal dispositivo era o "Bat-radia", com o qual ele poderia "bloquear moléculas atmosféricas", afetando os equipamentos de seus inimigos. No final da história, Tlano deixa Bruce com o aparelho.

A encarnação de Bruce Wayne também possui uma Bat-radia. Isso pode ou não refletir uma continuidade entre as duas histórias, já que Grant Morrison fez esforços para tratar toda a história de publicação do Batman como sua história de fundo. Esta versão do dispositivo embaralhou os sistemas de segurança, por exemplo, substituindo e confundindo o Asilo Arkham, além de servir como um dispositivo de rastreamento para permitir que os aliados do Batman o encontrassem. Para adicionar um toque de humor à história, o rádio é apresentado como um "rádio barato" em vez do objeto visto na história imaginária, e os membros da Luva Negra o descartam como tal até descobrirem seu verdadeiro propósito.

Em outras mídias[]

  • Em Batman: Os Bravos e Destemidos, Batman foi parar em Zur-En-Arrh por acidente, e o Batman desse mundo diferente dos quadrinhos não sabia que se Batman viesse para o seu mundo ganharia poderes iguais aos do Superman. Batman descobriu isso por acidente quando eles agiram juntos para deter um vilão do seu mundo parecido com o Lex Luthor. O enredo envolvia o Batman ter ficado meio metido quando descobriu que poderia resolver os crimes ao estilo do Superman ao invés dos seus normais. Mas quando o vilão desse planeta descobriu o equivalente a Kryptonita, o Tlano o salvou usando uma formula que tira os poderes dele, mas o torna imune a esse equivalente da Kryptonita. O Tlano nessa versão possui um robô mordomo que é o seu equivalente ao Alfred, e um homem que é o seu equivalente ao comissário Gordon lhe avisando dos crimes, e nessa versão é estabelecido que o motivo pelo qual usa roupas coloridas é porque os morcegos do seu mundo são coloridos.
  • É um personagem disponível no video game Lego Batman 3: Beyond Gotham.
Advertisement