Wiki Batman
Advertisement

Um batrangue é uma arma de arremesso em forma de morcego usada pelo super-herói da DC Comics Batman. O nome é uma junção de BAT e bumerangue, e foi originalmente escrito baterang. Embora tenham o nome de bumerangues, os batrangues se tornaram mais parecidos com shurikens em interpretações recentes. Desde então, eles se tornaram um elemento básico do arsenal de Batman, aparecendo em todas as principais adaptações de televisão e filmes do Batman até hoje. Interpretações recentes do Cavaleiro das Trevas encontram motivação adicional para usar o batarangue como um ataque à distância (alternativa às armas de fogo, que ele rejeita completamente devido às circunstâncias do assassinato de seus pais, exceto em certas circunstâncias). E é usado principalmente para tirar as armas da mão de um assaltante.

Batgirl também usa batrangues. Asa Noturna, um antigo Robin, é conhecido por usar seus próprios batarangs modificados chamados Wing-Dings, que são denominados após um pássaro. Tim Drake, o terceiro Robin, também possui a sua própria Shuriken em forma de R. Em uma questão de Teen Titans (Vol. 3), Drake afirma que ele escondeu os custos para enviar um Batmóvel de Gotham City para São Francisco no "orçamento de batrangue", o que ele diz que os outros são "maiores do que você pensa". A versão atual de Batwoman, que foi introduzida na continuidade do 52, usa um batrangue em miniatura. Homem-Gato também usa armas inspiradas por Batman e as chama de "gatorangues". Como Robin, Anarquiia, um antagonista ocasional de Batman, também faz uso de shuriken formado após seu próprio truque, o "círculo-a".

Coringarangues (Batrangues do Coringa) apareceram no arsenal do Coringa durante Batman (Vol. 3) #100. A história em quadrinhos os retrata como batrangues modificados.

Em outras mídias[]

  • Após a reação contra Batman (série de televisão), a franquia evitou cair no uso excessivo do prefixo bat-, pelo qual a série dos anos 1960 foi criticada. Embora apresentados com destaque, os batrangues raramente são referidos pelo nome, ao contrário do Batcaverna e do Batmóvel.
  • O batrangue usado em Batman era um morcego de metal dobrável preso a uma linha e era usado para prender as pernas de um inimigo e arrastá-las manualmente para trás. Batman O Retorno também apresentava uma versão computadorizada que poderia ser programada para voar atrás de alvos específicos. Batman Eternamente apresentou dois tipos de batarangues: um com uma corda que pega um dos bandidos do Duas Caras no banco de Gotham City e um "Batrangue Sonar" que usa o "roupa sonar" para destruir o Super Caixa e o edifício Nygmatech.
  • No desenho animado Os Jovens Titãs, embora Robin não tenha se tornado o Asa Noturna ele usava Batrangues com tema de pássaro.
  • O filme de 2005 Batman Begins mostrou-os como um simples shuriken em forma de morcego, usado principalmente para distração e não como armas, encaixando-se com a representação desse filme do treinamento ninja de Batman.
Advertisement