Wiki Batman
Advertisement

Birds of Prey (No Brasil: Mulher Gato) foi uma série de televisão estadunidense exibida entre 2002 e 2003, criada por Laeta Kalogridis para o canal The WB e baseada na história em quadrinhos Aves de Rapina de Jordan B. Gorfinkel e Chuck Dixon da DC Comics. Obteve 7,6 milhões de telespectadores durante a exibição do episódio de estreia nos Estados Unidos, uma das maiores audiências já alcançadas pelo canal até então. No entanto, o programa foi cancelado com um total de 13 episódios. Em julho de 2008 a Warner anunciou o lançamento da série completa em DVD.

No Brasil, a série foi exibida em 2003 pelo canal SBT, com o nome de Mulher Gato.

Enredo[]

A série se passa na cidade New Gotham, vários anos depois de ter sido, aparentemente, abandonada por Batman. Na sua ausência, Oráculo (Barbara Gordon) e a Caçadora (Helena Kyle) assumiram a guerra contra o crime. As duas se juntam a Dinah Redmond, uma telepata (depois que ela as ajuda a derrotar Larry Ketterly); Alfred Pennyworth, que serve Helena como herdeira da propriedade Wayne; e o detetive Jesse Reese, um policial confrontado com crimes e habilidades que ele não pode explicar.

Uma característica central da série é o conceito de meta-humanos: indivíduos nascidos com poderes que não podem ser explicados. Não existem dois meta-humanos com as mesmas habilidades (a menos que sejam hereditários), e existe toda uma subcultura da sociedade meta-humana que o mundo exterior não conhece.

O detetive Reese, relutantemente, se une a Caçadora e as outras Aves de Rapina para derrotar criminosos meta-humanos. A princípio, ele desaprova o vigilantismo de Helena, mesmo tentando prendê-la, mas eventualmente ele percebe que é necessário que as Aves de Rapina derrubem criminosos que a polícia não consegue lidar.

No decorrer da temporada, as Aves de Rapina frequentemente enfrentam esquemas planejados pela Dra. Harleen Quinzel (Arlequina), embora não tenham conhecimento de seu envolvimento com o crime até o episódio final da série. As tentativas de Quinzel de descobrir o que Helena está escondendo, e a natureza duplicada de suas sessões de terapia juntas, formam uma grande parte do arco da série, começando no episódio piloto e sendo resolvido no final da série.

Elenco e personagens[]

Principal[]

  • Ashley Scott como Helena Kyle / Caçadora: A filha de Batman e Mulher-Gato. Ela é meio-metahumana, com habilidades semelhantes a gatos herdadas de sua mãe (também meta-humana na continuidade das Aves de Rapina): maior agilidade, força, cura e um sexto sentido de perigo, bem como a capacidade de mudar os olhos para uma forma felina. Essa mudança geralmente é desencadeada por fortes emoções, mas também pode ser usada para garantir a Helena uma visão noturna aprimorada. Ela foi criada por sua mãe, sem nunca saber quem era seu pai, até a noite em que a Mulher-Gato foi assassinada por um assassino desconhecido contratado pelo Coringa (eventualmente revelado ser o Cara-de-Barro) a sangue frio na rua, bem na frente dela. Depois disso, ela foi acolhida por Bárbara Gordon, que a criou e a treinou.
  • Dina Meyer como Bárbara Gordon / Batgirl / Oráculo: Originalmente um dos aprendizes de Batman e filha do comissário de polícia James Gordon, Bárbara foi baleada pelo Coringa como vingança pelo desmantelamento de sua operação criminosa por Batman, deixando-a paralisada e forçada a desistir de sua vida como Batgirl. Para compensar, ela se renomeou como Oráculo e começou a usar seus conhecimentos de hacker e armas para combater crimes. Ela pede para Helena que lide com o trabalho de campo, pois não é mais capaz de fazer e mantém seus contatos de super-heróis. De dia, Bárbara é professora na New Gotham High, mas, à noite, luta contra o crime a partir de um local secreto na Torre de Relógio de New Gotham. Apesar de ser paraplégica, ela trabalha no desenvolvimento de um implante cibernético para sua coluna, na esperança de que um dia ela recupere sua mobilidade.
  • Rachel Skarsten como Dinah Redmond (nascida Lance): Também uma meta-humana, Dinah é atraída por New Gotham, e por Helena e Bárbara pelas visões das tragédias que aconteceram na noite da vingança do Coringa. Ela prova as duas e é aceita como membro da equipe, com a condição de treinar o uso de suas habilidades meta-humanas. Além de seus sonhos pré-cognitivos, Dinah é uma telepata sensível ao toque, capaz de ler os pensamentos de qualquer pessoa com quem ela entre em contato físico e depois manifesta o poder da telecinesia. Durante o curso da série, Dinah descobre que sua mãe é na verdade Carolyn Lance, a Canário Negro, também uma super-heroína meta-humana e lendária, que resolveu deixar Dinah em segurança quando era criança depois que ela não demonstrou nenhum potencial meta-humano. Sem o conhecimento de Carolyn, as habilidades de Dinah se manifestaram sob os cuidados de seus pais adotivos, que reagiram com medo e abuso físico contra a jovem Dinah. Isso a levou a fugir, onde foi encontrada por Bárbara Gordon. A descoberta da relação de Dinah com a Canário Negro, leva Oráculo a acreditar que ela também pode ter herdado a capacidade hipersônica de sua mãe, embora isso nunca seja demonstrado. Sob a tutela de Bárbara e Helena, Dinah se torna uma combatente habilidosa.
  • Shemar Moore como Detetive Jesse Reese (nascido Hawke) Um detetive honesto que encontra Caçadora enquanto investiga uma série de suicídios bizarros, Jesse é atraído por ela e desaprova seu desrespeito à lei. No entanto, os dois são reunidos por casos envolvendo habilidades meta-humanas. Mais tarde, é revelado que o nome de nascimento de Reese era Jesse Hawke, e seu pai é Al Hawke, chefe de uma poderosa família criminosa e inimigo jurado de Carolyn Lance, a mãe de Dinah. Quando ele completou 16 anos, depois de quase ser preso depois que um policial encontrou vestígios de sangue encontrados em todo o porta-malas do carro de seu pai enquanto ele o dirigia, o relacionamento de Jesse com seu pai ficou abalado e eles se distanciaram. Reese abandonou o nome "Hawke", pegou o sobrenome de sua mãe e dedicou sua vida a encontrar justiça para as vítimas de seu pai. Ele seguiu uma carreira na aplicação da lei para expiar os pecados de sua família. Reese e Helena finalmente se unem romanticamente no final da série.
  • Ian Abercrombie como Alfred Pennyworth: Mordomo fiel da família Wayne, Alfred transferiu seus serviços para Helena e Barbara na ausência de Batman, e muitas vezes está presente na torre do relógio, cuidando de suas necessidades diárias. Ele compartilha um vínculo estreito com Barbara, muitas vezes ouvindo seus problemas ou dando conselhos sobre situações pessoais, quer ela queira ou não. Ele secretamente permanece em contato com Batman, atualizando-o sobre o status das Aves de Rapina, em particular o de Helena.
  • Mia Sara como Dra. Harleen Quinzel / Arlequina: A psiquiatra que Helena é condenada a ver depois de ser condenada por vandalismo enquanto perseguia um ladrão. Arlequina era amante e cúmplice do Coringa antes de seu encarceramento, sem o conhecimento de Helena e das outras Aves de Rapina, e veio para se vingar de New Gotham pelo que fez com seu "Sr. C". Embora ela se apresente como uma profissional respeitável, uma vez chamada pelas autoridades a trabalhar com criminosos violentos e perigosos, Quinzel é louca, usando seus contatos com o mundo do crime para planejar sua vingança.

Recorrente[]

  • Shawn Christian como Wade Brixton
  • Rob Benedict como Gibson Kafka
  • Stephen McHattie / Mitch Pileggi como Al Hawke
  • Kirk Baltz como Cassius Payne / Cara-de-Barro
  • Brent Sexton como Detetive McNally
  • Steve Hytner como Dr. Franklin Rominic
  • Chris Ellis como Larry Ketterly
  • Kristofer McNeeley como Frankie Spitz

Participação[]

  • Lori Loughlin como Carolyn Lance / Canário Negro (Episódio "Sins of the Mother"): Mãe de Dinah e a verdadeira Canário Negro, porém aposentada. Na série ela é respeitada por ter sido uma super-heroína muito competente e temida pelos vilões, praticamente uma figura lendária.
  • Roger Stoneburner como Coringa (Ator de Corpo) / Mark Hamill como Coringa (Voz) (Apenas em flashback no Piloto; Não-creditado): O Coringa procurou vingança contra o Cavaleiro das Trevas após ser derrotado e preso. Ele contratou o Cara-de-Barro para matar Selina Kyle e o próprio Coringa atirou em Batgirl no apartamento dela em seu desejo de vingança. Mais tarde, foi preso em uma prisão máxima longe de New Gotham e, assim, a cidade ficou a salvo de sua carnificina louca. Embora nunca mais tenha sido visto, ele deixou um legado horrível que motivou sua ex-cúmplice e bobo da corte, Arlequina, a assumir os crimes em New Gotham para homenagear seu amor capturado. Não ficou claro o que aconteceu com o Coringa depois.
  • Ator Desconhecido como Batman (Apenas em flashback no Piloto; Não-creditado): Batman travou uma guerra secreta contra o crime em New Gotham por muitos anos e a maioria das pessoas não sabia se ele existia. Após o grande embate contra o Coringa, que acabou resultando na morte de Selina Kyle e deixou Barbara Gordon na cadeira de rodas, Bruce foi embora de New Gotham para morar em algum lugar da Europa, deixando instruções para seu mordomo, Alfred, vigiar sua filha, Helena.
  • Maggie Baird como Selina Kyle / Mulher-Gato (Apenas em flashback no Piloto; Não-creditada): O único e verdadeiro amor de Bruce Wayne, a lendária "rainha do submundo do crime", que adotou o pseudônimo de Mulher-Gato. Selina (presumivelmente aposentada do crime), criou a filha Helena, por conta própria, e Bruce não sabia que ele havia gerado uma filha com ela. Foi morta a sangue frio por um assassino desconhecido (eventualmente revelado ser o Cara-de-Barro), contratado pelo Coringa, na frente de Helena enquanto caminhavam pela rua.
  • Kristoffer Polaha como Darkstrike: Um meta-humano que possui poderes similares aos de Helena.
  • Aaron Paul como Jerry: Um garoto que Dinah conhece no ônibus a caminho de New Gotham. Mais tarde, Jerry se revela um criminoso e tenta fazer mal a Dinah, que é salva por Helena.
  • Sung-Hi Lee como Sandra Woosan / Lady Shiva: Uma vilã que possui rusgas com Barbara. Sandra também tem uma longa amizade de tempos de colégio com Helena.
  • Shane Johnson como Colin.
Advertisement