Wiki Batman
Advertisement

Cápsulas de gás (às vezes chamadas de pastilhas de gás) são ferramentas usadas pelo Batman. Frequentemente armazenados no Cinto de Utilidades do Cavaleiro das Trevas, eles liberam agentes aerotransportados projetados para incapacitar ou subjugar hostis. O conteúdo das cápsulas mudou frequentemente, embora as mais comumente armazenadas sejam de nocaute ou gás lacrimogêneo.

Funcionalidade[]

Embora seu design e conteúdo tenham mudado com frequência ao longo dos anos, a funcionalidade das cápsulas de gás sempre permaneceu a mesma. Na maioria das histórias, são pequenos frascos ou recipientes contendo agentes químicos. Quando fazem contato com um objeto sólido ou oponente, eles liberam um gás projetado para incapacitá-los ou contê-los. Dependendo do período e do escritor, eles contêm misturas sufocantes, gás lacrimogêneo ou fumaça misturada com agentes sedativos. Batman e a Bat-Família fizeram uso principalmente de Cápsulas de Fumaça, que liberam nuvens de gás espesso para disfarçar seus movimentos.

História[]

As Cápsulas de Gás apareceram pela primeira vez em Detective Comics #29 . Em sua primeira aparição, eram frascos de produtos químicos que, quando misturados, criavam gás sufocante. Batman os usou para criar distrações para escapar ou incapacitar seus oponentes. A letalidade dessas misturas era, no máximo, discutível, embora Batman as usasse principalmente para deixar os oponentes inconscientes. No entanto, eles às vezes eram usados ​​para causar a morte de vários oponentes, como Carl Kruger e um dos Monster Men de Hugo Strange.

Em Batman #2, um Batman ferido fez uso de uma Cápsula de Fumaça para permitir que ele e Robin escapassem de Adam Lamb e sua Wolf Mob. Após uma ordem do editor Whitney Ellsworth para impedir que o personagem matasse, essas cápsulas começaram a ser mais usadas do que as pastilhas de gás sufocante. Nas histórias subsequentes, Batman começou a usar produtos químicos que deixariam os oponentes inconscientes.

Em outras mídias[]

Batman: A Série Animada[]

Em vários episódios de The Animated Series, Batman faz uso de gás lacrimogêneo para incapacitar grupos de criminosos, geralmente durante incursões com o GCPD. No entanto, suas cápsulas de fumaça também são mencionadas como revestidas com um sedativo que deixa inconscientes aqueles que as respiram.

Liga da Justiça: Crise das Duas Terras[]

Quando Batman chegou na Terra 3, ele tentou se salvar da Super Mulher usando uma capsula de gás, ela presumiu que era apenas uma cortina de fumaça e sugou todo o gás, mas ai o Batman revelou que isso era gás anestésico e a Super Mulher desmaiou.

Advertisement