Wiki Batman
Advertisement

Doutor Duplo X (ou Doutor Simon Ecks) é um cientista maluco super-vilão que luta contra o Batman. Durante pesquisas experimentais sobre auras humanas, ele descobriu que poderia fazer uma duplicata de energia de si mesmo e usá-la para cometer crimes. Sua doença mental o levou a ser internado no Asilo Arkham. Doutor Duplo X foi criado por Dave Wood e Sheldon Moldoff, aparecendo pela primeira vez em Detective Comics #261. (1958)

História[]

Simon Ecks desenvolveu um meio para criar um gêmeo de energia que poderia cometer atos criminosos independentemente de sua forma hospedeira. Para distinguir entre os dois, "Doutor X" usava uma fantasia com um único emblema X no peito, enquanto "Doutor Duplo X" (apropriadamente) usava uma fantasia com duas letras costuradas no peito. O Doutor Duplo X enfrentou pela primeira vez Batman e seu parceiro adolescente Robin muitos anos atrás e foi capaz de distraí-los, fazendo-os acreditar que enfrentavam apenas um oponente, quando na verdade estavam enfrentando dois. Por fim, a Dupla Dinâmica conseguiu capturar o Doutor X e mandá-lo para a prisão, mas ele foi libertado logo depois pelo Doutor Duplo X.

Livre da prisão, o Doutor Duplo X tentou atrair Batman para uma armadilha, mas Batman estava pronto para ele. Decidindo dar ao Doutor um gostinho de seu próprio remédio, Batman permitiu que um robô Batman tomasse seu lugar como vítima de Duplo X. Enquanto o Doutor acreditava que havia capturado o Batman, o verdadeiro Batman emergiu e virou o jogo contra ele. O Doutor Duplo X foi preso e levado para o Sanatório Happydale. Durante esse tempo, Simon Ecks perdeu a memória de sua carreira científica e criminosa.

Anos depois, Ecks recuperou a memória e desenvolveu outro dispositivo duplicador que lhe permitiu escapar do Sanatório. Ele combinou inteligência mais uma vez com Batman, embora desta vez, Batman tenha sido capaz de derrotá-lo construindo sua própria máquina que gerou uma duplicata de energia de si mesmo.

Doutor Duplo X não foi visto novamente por muitos anos. Quando ele emergiu pela terceira vez, foi derrotado pelos esforços combinados de Batman e Superman, e quando juntou forças com Corredor Arco-Íris, eles foram derrotados por Batman e Flash.

Poderes[]

A duplicada de energia do Simon Ecks tem a capacidade de voar, projetar energia e super-força.

Em outras mídias[]

  • Em Batman: Os Bravos e Destemidos, nessa versão a duplicada de energia do personagem é bem maior do que ele, e na trama a tentativa de cria-la de novo criou o super-herói conhecido como Firestorm.
Advertisement