Wiki Batman
Advertisement

A Moeda do Duas-Caras é um item de propriedade e usado pelo criminoso Duas-Caras. Outrora uma moeda de duas faces, ela foi marcada em um de seus lados e usada por Dent para auxiliar em sua arma preferida: a tomada de decisões. A moeda tem sido frequentemente usada por Dent para decidir se suas ações serão boas ou más. Nos últimos anos, Duas-Caras tornou-se cada vez mais dependente da moeda para tomar suas decisões, algo que tanto Batman quanto outros vilões têm usado a seu favor.

História[]

Nas continuidades pré-crise, a moeda pertenceu ao chefe da máfia Sal Maroni como sua moeda da sorte. Depois que o advogado Harvey Dent encontrou a moeda de um assassinato, ele foi desfigurado pelo mafioso jogando ácido em seu rosto, ele pegou a moeda de duas caras da sorte de Maroni e a desfigurou. Como Duas-Caras, ele jogaria a moeda ao ar ao tomar qualquer decisão significativa na vida. Se a moeda cair no lado marcado, Duas-Caras perseguirá atos malignos. Se a moeda cair no lado não marcado, ele será obrigado a cometer atos de bem.

Nas histórias pós-crise, a moeda pertenceu ao pai de Harvey Dent antes de entrar em sua posse. Usando-o, ele decidiria se um jovem Harvey seria derrotado ou não - a moeda sempre dava cara. Quando Dent obteve a moeda, descobriu que ela tinha duas caras, levando a um colapso mental. Harvey também tinha a moeda em sua posse durante o julgamento de Maroni e ela, como ele, foi desfigurada pelo ácido.

Duas-Caras muitas vezes cede à sua moeda nas escolhas de vida ou morte, a tal ponto que ele confiará na moeda mesmo que o lançamento subsequente comprometa seus próprios planos. Certa vez, ele colaborou com o Coringa e o Pinguim para envenenar o Batman, mas quando Robin sugeriu um sorteio para decidir o resultado final do plano, Duas-Caras atacou o Pinguim para obter o antídoto.

Advertisement