Wiki Batman
Advertisement

Rei Tut é um personagem fictício da série de televisão Batman. O personagem fez sua estreia na televisão em "The Curse of Tut" (13 de abril de 1966). Ele foi criado por Earl Barret, Robert C. Dennis e Charles R. Rondeau, e interpretado por Victor Buono. Em seu livro de memórias Back to the Batcave, Adam West o descreve como o único vilão criado para a série de TV a ser um verdadeiro sucesso.

História de origem[]

Série de televisão[]

Rei Tut começou como o professor William Omaha McElroy (interpretado por Victor Buono), um egiptólogo da Universidade de Yale. Depois de um golpe na cabeça durante um motim estudantil, o Professor desenvolveu amnésia e, posteriormente, acreditou que ele era uma reencarnação do Rei Tut.

O padrão seguiria para aparições subsequentes - ele sofreria um golpe na cabeça, acreditaria ser o rei Tut, lutaria contra Batman e Robin pelo controle de Gotham City, apenas para sofrer outro golpe na cabeça, o que o devolveria ao seu verdadeiro eu. Como tal, ele seria o único vilão a não ser preso por suas ações (a defesa de insanidade se aplicaria aqui). Completamente ciente do que acontece durante seus estados de amnésia, o professor McElroy tentou impedir a mudança de personalidade usando um chapéu reforçado para evitar golpes indesejados, mas sem sucesso.

Rei Tut tentou liberar um punhado de antigos escaravelhos em Gotham City na segunda temporada da série. Com os besouros em sua posse, Tut teria a habilidade de criar uma terrível poção antiga chamada abu raubu simbu tu, que pode ser usada para subjugar a vontade humana. Tut planejava inventar 95.000 galões da droga, mais do que suficiente para colocar toda Gotham sob seu poder. Sua primeira vítima foi o chefe da polícia de Gotham City, chefe O'Hara, a quem Tut ordenou que realizasse acrobacias no parapeito de um prédio. Rei Tut quase teve sucesso em sua trama sinistra, tendo enganado Batman para tomar a droga também. No entanto, Batman se protegeu do poder hipnótico da droga revestindo seu estômago com leitelho. Enquanto tentava escapar, Tut acidentalmente engoliu a droga e se tornou escravo de Batman, o que permitiu que Batman e Robin levassem com segurança o rei Tut ao escritório do comissário Gordon, onde ele voltou ao seu estado normal.

Nos episódios "King Tut's Coup" e "Batman's Waterloo", o Professor McElroy é abordado por dois estudantes de Yale que lhe perguntam sobre seu lado Rei Tut. Ele conta a eles sobre isso enquanto menciona que teve que usar um chapéu reforçado para evitar golpes indesejados. No momento em que ele mostra seu chapéu, dois vasos de flores atingem os alunos na cabeça e, em seguida, um atinge McElroy também. Os alunos desenvolvem as personalidades do bobo da corte real e do lorde chanceler do rei Tut, respectivamente, e o professor McElroy se torna o rei Tut novamente. Juntamente com uma moça chamada Neila, eles planejaram capturar Lisa Carson. Com a ajuda de Neila, Batman e Robin conseguiram acertar o rei Tut na cabeça novamente, regredindo-o de volta ao professor McElroy.

Em "The Unkindliest Tut of All", foi mencionado pelo Comissário Gordon para Batman que o Professor McElroy foi atingido na cabeça por um tijolo enquanto estava em um namoro. O rei Tut se apresenta como um preditor de crimes e até afirma que Bruce Wayne é o Batman. Enquanto afirma que haverá um ataque à Penitenciária Estadual de Gotham para libertar todos os seus arqui-criminosos, o rei Tut tem como alvo um pergaminho que o levará à estátua de um deus. Com a ajuda de Batgirl, Batman e Robin derrotam o Rei Tut e seus capangas. Enquanto no Departamento de Polícia de Gotham City, o Rei Tut ainda afirma que Batman é Bruce Wayne quando o Comissário Gordon recebe uma ligação de um policial informando que Louie, o Lilás, foi avistado.

Em "I'll Be a Mummy's Uncle", o Rei Tut sai de sua aula de terapia e compra um terreno adjacente à Mansão Wayne como parte de um plano para obter um mineral raro. O vilão cava túneis sob a mansão e acidentalmente descobre a Batcaverna. Ele percebe que Batman e Bruce Wayne são a mesma pessoa. Batman e Robin então lutam contra Tut e seus capangas na Batcaverna. A Dupla Dinâmica administra um spray de drogas aos capangas que apaga sua memória recente. Tut, no entanto, foge para a superfície através do túnel depois que todo o spray sai da lata. Uma vez no topo do túnel, Tut está prestes a revelar sua descoberta da Batcaverna - e a verdadeira identidade de Bruce Wayne de Batman - ao Comissário Gordon, quando Batman provoca Tut a levantar a voz, fazendo com que uma pedra caia em sua cabeça, nocauteando-o. Quando Tut recupera a consciência, ele é mais uma vez o Professor McElroy, sem memórias da identidade secreta de Batman. Vendo que ele está atrasado para sua aula, o Professor McElroy foge com o Comissário Gordon e o Chefe O'Hara ainda perguntando quem é Batman enquanto eles vão atrás dele.

Rei Tut mais tarde aparece em "The Entrancing Dr. Cassandra" (com Guy Way retratando Rei Tut). Ele ao lado de Coringa, Charada, Pinguim, Mulher-Gato e Cabeça de Ovo são libertados da Penitenciária Estadual de Gotham pela Dra. Cassandra Spellcraft e Cabala. Ao explicar seus planos de governar Gotham City, ela dá ao rei Tut o trabalho de roubar os museus. Os vilões são derrotados por Batman, Robin e Batgirl.

Os esconderijos de Tut às vezes incluem um boticário, o único em Gotham, no prédio da Pirâmide.

Quadrinhos[]

Uma representação do Rei Tut fez sua estreia no Universo DC Comics em Batman Confidential #26 (abril de 2009). Esta versão foi criada por Christina Weir, Nunzio DeFilippis e José Luis García-López. Seu alter-ego, Victor Goodman, é uma homenagem ao ator Victor Buono, já que "Buono" é italiano para "bom".

A versão em quadrinhos do Rei Tut, Victor Goodman, é um egiptólogo criminal que tem como alvo e assassina cidadãos ricos e deixa enigmas com temas egípcios, semelhantes ao Enigma da Esfinge. Batman se une ao Charada, que não gosta que seu modus operandi seja roubado e concorda em ajudar a parar Goodman. Eles conseguem derrotar o rei Tut, que é enviado para a prisão até ser transferido para o asilo de Arkham.

O personagem aparece mais uma vez no "DC Rebirth" em The Riddler: Year of the Villain como amigo de Edward Nygma. Ele é mostrado pela primeira vez conversando com Nygma em um restaurante com tema egípcio; e Nygma diz a ele que ele está com raiva e ciúmes por não ter recebido a visita de Lex Luthor (que tem visitado vários vilões em todo o Universo DC como parte de um plano nefasto que ele está montando). Mas depois de afirmar isso, ele acaba sendo visitado por Luthor de qualquer maneira. Rei Tut então aparece mais tarde dizendo a ele que eles deveriam se unir para superar Batman trabalhando juntos e ele inicialmente concorda. Depois que Batman passa por um complicado quebra-cabeça egípcio montado por Tut, Charada decide desistir e vai embora, pensando no conselho que Luthor lhe deu. Batman então nocauteia Tut com um único soco.

Legado[]

  • O personagem apareceu em Batman: os Bravos e Destemidos em dois episódios, o primeiro foi o episódio "Day of the Dark Knight!", onde todos os vilões que fugiam da prisão (ou a maioria pelo menos) eram baseados nos vilões do seriado antigo do Batman. No outro episódio devido a problemas de direitos autorais com a Fox, o personagem é referido na sinopse como Faraó. Esse episódio se chama "Battle of the Superheroes!", Batman e Robin usam trajes mumificados especiais para lutar contra o faraó quando ele usa uma equipe especial para transformar pessoas em zumbis que obedecem a todos os seus comandos. As faixas são revestidas de leitelho, outra referência à série live-action do Batman. Com algumas fotos tiradas por Vicki Vale, Batman e Robin conseguem derrotar Faraó e libertar suas vítimas.
  • Ele aparece em Lego Batman: O Filme, entre os vilões que auxiliam Coringa em seus ataques a Gotham City.
Advertisement