Wiki Batman
Advertisement

The Batman (Brasil: Batman / Portugal: The Batman) é um filme de super-herói estadunidense, baseado no personagem Batman da editora DC Comics, um reboot da franquia Batman produzido pela DC Films, 6th & Idaho e Dylan Clark Productions, e dirigido por Matt Reeves, roteirista junto com Peter Craig. É estrelado por Robert Pattinson como Bruce Wayne / Batman, ao lado de Zoë Kravitz, Paul Dano, e Colin Farrell. Que segue a história de Batman em seu segundo ano de luta contra o crime em busca de vingança, quando descobre a corrupção em Gotham City enquanto persegue o Charada (Dano), um assassino em série que tem como alvo a elite de Gotham.

Ben Affleck, que interpretou o Batman no Universo Estendido DC (UEDC), foi definido para dirigir, produzir, coescrever e estrelar The Batman em 2014, mas em 2017 desistiu devido à insatisfação com seu próprio roteiro. Reeves foi contratado para assumir e retrabalhar a história de Affleck para se concentrar em um Batman mais jovem; procurando explora-lo como um detetive mais do que os filmes anteriores, inspirado nas histórias em quadrinhos de 1987, 1996 e, 2000. Pattinson foi escalado em maio de 2019, com mais escalações de elenco ocorrendo no final daquele ano. As filmagens ocorreram no Reino Unido e em Chicago, com duração de janeiro de 2020 a março de 2021.

The Batman estava programado para ser lançado em junho de 2021, mas a produção foi adiada entre março e setembro de 2020 devido à pandemia de COVID-19. Foi lançado nos Estados Unidos em 4 de março de 2022. Duas sequências estão planejadas e duas séries de televisão spin-off estão em desenvolvimento para o HBO Max.

Enredo[]

Durante o halloween, o prefeito de Gotham City Don Mitchell Jr. (Rupert Penry-Jones) é assassinado por um serial-killer que se chama Charada (Paul Dano). Operando em Gotham por dois anos como o vigilante Batman, o bilionário Bruce Wayne (Robert Pattinson) investiga ao lado do Departamento de Polícia de Gotham City (GCPD). O tenente James Gordon (Jeffrey Wright) descobre que o Charada deixou uma mensagem para o Batman, mas o comissário do GCPD Pete Savage (Alex Ferns) o repreende por permitir que o Batman entre na cena do crime e o força a sair. O Charada mata Savage, deixando outra mensagem para o Batman e enviando um vídeo de sua morte para a mídia de Gotham.

Batman e Gordon descobrem que o Charada deixou um pendrive no carro de Mitchell; contém imagens de Mitchell com uma mulher, Annika (Hana Hrzic), no Iceberg Lounge, um clube operado por Pinguim (Colin Farrell), tenente do mafioso Carmine Falcone (John Turturro). Batman interroga Pinguim, que afirma não saber nada, mas percebe que Selina Kyle (Zoë Kravitz), colega de quarto e namorada de Annika, trabalha lá como garçonete. Ele segue Selina até a casa de Mitchell, onde descobrem o passaporte de Annika em um cofre. Quando Annika desaparece, o Batman envia Selina de volta ao Iceberg Lounge para procurar respostas. Através de Selina, o Batman descobre que o promotor público de Gotham, Gil Colson (Peter Sarsgaard), está na folha de pagamento de Falcone, mas Selina interrompe a comunicação quando Batman a pressiona sobre seu relacionamento com Falcone.

O Charada sequestra Colson, amarra uma bomba‐relógio em seu pescoço e o manda interromper o funeral de Mitchell. Quando Batman chega ao local, o Charada o chama pelo telefone de Colson. Batman ajuda Colson a responder as duas primeiras perguntas, mas Colson se recusa a responder a terceira - o nome do informante que deu informações à polícia que levaram a uma apreensão histórica de drogas que encerrou a operação do mafioso Salvatore Maroni - então o Charada o mata. Batman e Gordon deduzem que o informante pode ser o Pinguim e o rastreiam até um negócio de drogas. Eles descobrem que a operação de Maroni nunca chegou ao fim e que muitos policiais do Departamento de Polícia de Gotham estão implicados. Selina inadvertidamente os expõe quando ela chega para roubar o dinheiro da droga. Enquanto o Pinguim foge, Selina descobre o corpo de Annika no porta-malas de um carro. Batman captura o Pinguim depois de persegui-lo no Batmóvel, mas descobre que ele não era o informante.

Batman e Gordon seguem a trilha do Charada até as ruínas de um orfanato administrado pelos pais de Bruce, Thomas e Martha. Eles descobrem que o Charada residia no orfanato e guarda rancor contra Thomas; desde que ele está morto, ele decidiu atacar Bruce. O mordomo e zelador de Bruce, Alfred Pennyworth (Andy Serkis), é hospitalizado depois de abrir uma carta-bomba endereçada a Bruce. O Charada então vaza evidências alegando que Thomas, que estava concorrendo a prefeito quando foi assassinado, contratou Falcone para matar um jornalista por ameaçar revelar detalhes embaraçosos sobre a história de doença mental de Martha. Bruce, que cresceu acreditando que seu pai tinha integridade moral, confronta Alfred. Alfred confirma que Thomas pediu a Falcone para intimidar o jornalista, mas decidiu entregar Falcone à polícia depois de saber do assassinato; ele assume que Falcone mandou matar Thomas e Martha para evitar isso.

Selina diz ao Batman que Falcone é seu pai e que ele a negligenciou. Ela descobre que Falcone estrangulou Annika depois que Mitchell lhe disse que ela era a informante e decide matá-lo. Batman e Gordon chegam ao Iceberg Lounge a tempo de detê-la e prender Falcone, mas o Charada o derruba de um prédio próximo. Desmascarado como o contador forense Edward Nashton, o Charada é encarcerado no Asilo Arkham. Em Arkham, Nashton diz que estava com inveja da simpatia que Bruce recebeu após o assassinato de seus pais enquanto ele era ignorado, e queria se juntar a Batman e se tornar um vigilante mascarado semelhante. Batman rejeita furiosamente Nashton e descobre que ele plantou carros-bomba por toda Gotham. As bombas destroem o reservatório de Gotham e inundam a cidade. No caos que se seguiu, Batman e Selina impedem um culto inspirado no Charada de assassinar a prefeita eleita Bella Reál (Jayme Lawson). Quando o Batman começa a ajudar nos esforços de recuperação, Selina descobre que Gotham não pode ser salva e vai embora. Enquanto isso, no Arkham, Nashton faz amizade com outro preso sem nome (Barry Keoghan).

Elenco[]

Intérprete Personagem
Robert Pattinson Bruce Wayne / Batman
Zoë Kravitz Selina Kyle / Mulher-Gato
Paul Dano Edward Nashton / Charada
Colin Farrell Oz / Pinguim
Jeffrey Wright James Gordon
Andy Serkis Alfred Pennyworth
John Turturro Carmine Falcone
Peter Sarsgaard Gil Colson
Barry Keoghan Prisioneiro do Arkham (Coringa - Cena do Coringa cortada)
Jayme Lawson Bella Reál
Charles e Max Carver Gêmeos do Iceberg Lounge
Rupert Penry-Jones Don Mitchell Jr.
Luke Roberts Thomas Wayne

Produção[]

Desenvolvimento[]

Em julho de 2015, Ben Affleck (que interpretou o Batman no Universo Estendido DC) estava em negociações para estrelar, co-escrever com Geoff Johns e, possivelmente, dirigir um filme independente do Batman. O CEO da Warner Bros., Kevin Tsujihara, confirmou em abril de 2016 que o estúdio estava seguindo em frente com o projeto de Affleck em que o ator iria estrelar e dirigir. Em maio de 2016, Jeremy Irons confirmou que estava "ligado ao The Batman", enquanto Affleck afirmou que seu filme solo teria como fonte os quadrinhos, mas que seria, principalmente, uma "história original", onde teria Joe Manganiello como Exterminador, e Jared Leto como Joker.

The Batman foi o "projeto amaldiçoado" da DC por um longo tempo. Muitos criticaram a contratação de Ben Affleck como o Homem-Morcego por causa de ter interpretado um personagem da Marvel, o Demolidor, no filme Demolidor - O Homem sem Medo. Ainda que Affleck tenha recebido elogios por sua atuação em Batman v Superman: Dawn of Justice, o ator afirmou que Liga da Justiça foi sua pior experiência.

Em 2017, Affleck desistiu do projeto devido à insatisfação com seu próprio roteiro. No mesmo ano Reeves foi contratado para assumir e retrabalhar a história de Affleck para se concentrar em um Batman mais jovem; procurando explorar o Batman como um detetive mais do que os filmes anteriores, inspirado nas histórias em quadrinhos Year One (1987), The Long Halloween (1996–1997) e Ego (2000).

Em agosto de 2018, o diretor Matt Reeves anunciou que seu rascunho estava quase concluído, e que a fotografia principal estaria planejada para começar no início de 2019. Ben Affleck permaneceu ligado ao projeto como produtor ao lado de Johns, mas não retornou como Batman. Em setembro de 2018, Reeves completou seu primeiro rascunho do roteiro, que foi bem recebido pela Warner Bros. e completou o rascunho final em janeiro de 2019 - neste mesmo período Affleck deixou inteiramente o Batman e as conexões com o UEDC foram removidas - esperava-se que o enredo envolva vários vilões da galeria de vilões do Batman, incluindo o Pinguim. O filme deve adaptar o arco da HQ de 1996, Batman: O Longo Dia das Bruxas, escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale. A informação foi dada pelo diretor Kevin Smith após seu co-apresentador, Marc Bernardin, dizer que ouviu um rumor que alegava que o filme adaptaria a HQ de 1996, durante o seu podcast Fatman Beyond Podcast, porém nada foi confirmado oficialmente.

Advertisement