Wiki Batman
Advertisement

Vaga-lume (Garfield Lynns) é um supervilão que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela DC Comics. Criado por France Herron e Dick Sprang, ele estreou em Detective Comics #184 (junho de 1952). Inicialmente retratado como um criminoso que utilizava efeitos de iluminação para cometer roubos, Firefly foi mais tarde re-imaginado como um piromaníaco sociopata com uma compulsão obsessiva para iniciar incêndios após a reinicialização do Universo DC em Crise nas Infinitas Terras na década de 1980. Essa representação mais sombria do personagem desde então perdura como um dos inimigos mais recorrentes do super-herói Batman e pertence ao coletivo de adversários que compõem sua galeria central de bandidos.

  • O nome dele é um trocadilho com o fato de que a tradução literal de firefly (vaga-lume em inglês) é mosca de fogo.

Em outras mídias[]

  • A encarnação de Garfield Lynns de Firefly aparece na série ambientada no DC Animated Universe, dublado por Mark Rolston. Esta versão é um ex-engenheiro de pirotecnia que foi demitido por sua ex-namorada cantora Cassidy por estragar uma exibição de pirotecnia durante um de seus shows. Ele é apresentado em The New Batman Adventures. No episódio "Torch Song", Lynns se torna Firefly para matar Cassidy, mas é frustrado por Batman. No episódio "Legends of the Dark Knight", Firefly é contratado para incendiar um prédio para que seu proprietário possa coletar o dinheiro do seguro. No entanto, três crianças tropeçam em sua trama antes de serem salvas por Batman.
  • Garfield Lynns aparece no episódio de Arrow "Burned", interpretado por Andrew Dunbar. Esta versão é um ex-membro da unidade de combate a incêndios de Starling City "The Fireflies", que se pensava ter sido morto durante um grande incêndio em um prédio. Tendo sobrevivido ao incêndio apesar de ter ficado desfigurado, Lynns se tornou um recluso vingativo. Depois que sua esposa o deixa e leva seus filhos, Lynns veste um uniforme de bombeiro e começa a matar seus antigos companheiros de tripulação por deixá-lo para trás. Isso atrai a atenção do Arqueiro Verde, que eventualmente o derrota. Depois disso, Lynns comete suicídio. Ele ganhou o apelido porque quando o Arqueiro o encontrou da primeira vez, notou que tinha uma tatuagem de vaga-lume na sua mão.
Advertisement