Wiki Batman
Advertisement
Sr. Frio
[[Arquivo:SrF.png

i561884.jpeg|265px]]

Informações Gerais
Alter ego Victor Fries
Primeira Aparição Batman #121
Criador Bob Kane
Originalmente Mr. Freeze
Poderes e Habilidades
Habilidades Manipulação climática (apenas com equipamentos), sobrevivência em baixas temperaturas.
Equipamento Traje de diamante, Armas de gelo.

Sr. Frio (conhecido também como Sr. Gelo ou Sr. Zero) é o alter ego de Dr. Victor Fries, criado por Bob Kane, é um clássico das HQs da DC Comics.

História[]

Victor Fries era um cientista especializado em criogenia que quando criança, divertia-se congelando animais. Com medo da personalidade de Victor, sua família lhe mandou para um rigoroso colégio interno, onde cresceu infeliz. Lá ele conheceu Nora, por quem se apaixonou.

Mais tarde, já especializado no ramo de criogenia, o Dr. Victor Fries soube que Nora tinha uma doença mortal e sem cura. Fries descobriu uma maneira de preservar Nora em estado criogênico, até encontrar uma cura para a doença dela.

Durante as experiências, Boyle, dono da companhia pra qual Fries trabalhava, descobriu seus experimentos clandestinos e decidiu demitir Fries, eu o confrontou e acidentalmente caiu sobre produtos químicos que começaram a lhe congelar.

Fries sobreviveu, mas se tornou dependente de um traje de diamantes que mantém a temperatura abaixo de zero para se manter vivo.

Novos 52[]

Nesses novos quadrinhos foi culpa do Victor a doença da Nora. E ele acabou conseguindo salvar a Nora, e no primeiro momento parecia que eles iam voltar a ser felizes juntos e ela até quis ajuda-los nos crimes e passou a usar o nome de Senhora Frio. Mas num crime ela o traiu e revelou que não o ama mais. O Senhor Frio se uniu ao Batman para conseguir detê-la, mas ela fingiu que ia se reconciliar com o Victor para pega-lo desprevenido e o infecta-lo com uma doença mortal. Ela fugiu logo depois disso para voltar a sua vida de crimes, e o Batman teve que congelar o Senhor Frio para salva-lo. Mas essa inversão de papéis foi temporária, porque os escritores se arrependeram do que eles fizeram e criaram uma história aonde o Senhor Frio estava de volta a sua vida de crimes e nada foi dito por Nora.

Equipamentos[]

Arma Congelante

Em outras mídias[]

  • Uma variação de Sr. Frio apareceu na série de televisão Batman dos anos 1960, interpretado por George Sanders em sua primeira aparição em duas partes, Otto Preminger na segunda e Eli Wallach na terceira. Esta versão é "Dr. Art Schivel", que fala com um sotaque alemão austríaco e se tornou Sr. Frio depois que Batman inadvertidamente o expôs a produtos químicos criogênicos em meio a uma tentativa de prisão. Além disso, após sua primeira aparição em duas partes, Frio usa um "Colar Frio" em volta do pescoço junto com seu traje refrigerado. Da mesma forma que nos quadrinhos e antes de Sr. Frio aparecer na série, ele foi inicialmente chamado de "Sr. Zero".
  • Sr. Gelo (como é chamado na dublagem brasileira) aparece em Batman & Robin, interpretado por Arnold Schwarzenegger. Esta versão se tornou Sr. Gelo após um acidente em um laboratório de criogenia que ele estava usando para encontrar uma cura para sua esposa terminalmente doente Nora Fries e agora depende de um traje sub-zero movido a diamante para sobreviver. Além disso, ele exibe uma propensão para fazer trocadilhos relacionados ao frio e ao gelo e é auxiliado por capangas com temas de jogadores de hóquei no gelo. Enquanto rouba diamantes para ajudar em seus esforços para curar Nora, ele entra em conflito com Batman, Robin e mais tarde Batgirl. Gelo forma uma aliança com Hera Venenosa e Bane. No entanto, Hera o engana em acreditar que Batman cortou o suporte de vida de Nora, incitando-o a lançar um plano para congelar Gotham City. Depois que Batman, Robin e Batgirl frustram a trama, salvam Nora e revelam a verdade para Gelo, ele e Hera são encarcerados no Asilo Arkham, onde Gelo continua sua pesquisa para salvar Nora e se vingar de Hera.
  • Sr. Frio aparece em Batman: A Série Animada. Esta versão era um cientista que trabalhava para a GothCorp que desviou fundos para congelar criogenicamente sua esposa terminalmente doente, Nora Fries, até que uma cura pudesse ser encontrada para sua condição. Quando o CEO corrupto da GothCorp, Ferris Boyle, interferiu, Fries foi acidentalmente exposto a produtos químicos criogênicos que o transformaram em um metahumano incapaz de viver fora de condições abaixo de zero e o forçou a usar um traje criogênico para sobreviver. Introduzido no episódio vencedor do Emmy "Heart of Ice", Frio tenta se vingar de Boyle pelo acidente, levando ao seu primeiro confronto com Batman enquanto Freeze rouba partes de um canhão de congelamento que ele pretende usar em sua vingança. Batman mais tarde descobre a verdade sobre a origem de Frio, frustra sua trama e expõe os crimes de Boyle antes de deixá-los para a polícia, com Frio detido em uma cela especialmente modificada no asilo de Arkham. Infelizmente esse personagem termina de uma maneira triste os eventos do filme Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, sua esposa curada o troca por outro cara o deixando ainda mais maligno do que ele já era.
Advertisement